DOWNLOADS

Faça o download de alguns arquivos do Instituto Sincades.

14/09/2015

Programação - 22º Festival de Cinema de Vitória

Os títulos que serão exibidos contemplam os gêneros: documentário, ficção e animação, em curta e longa-metragem, escolhidos entre cerca de 650 produções vindas de todo o Brasil durante o período de inscrição.
30/03/2015

Relatório de atividades do Instituto Sincades de 2014

O Instituto Sincades lançou no dia 23 de março de 2015, o relatório de suas atividades no ano de 2014.
30/03/2015

Relatório de atividades de seis anos do Instituto Sincades - 2008-2014

O Instituto Sincades lançou o relatório de resultados de seus seis anos de atividades. Exposições de artes de artistas locais, nacionais e internacionais, lançamentos de livros de autores capixabas, espetáculos culturais, além de reformas, capacitações e apoio a projetos, desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado e que contribuíram para o desenvolvimento social e cultural do Espírito Santo.
10/12/2014

Calendário

Como o título e as partes internas (Os meses e Os dias) parecem explicitar, o grande tema dos versos de Calendário, de Jorge Verly, é mesmo o tempo e o que dele deriva: a finitude, o incompleto, a morte. O desejo de entender as engrenagens do tempo, tanto na dimensão física quanto na metafísica, e de seu poder diante da vida humana confunde-se com a própria impossibilidade de realização desse desejo.
10/12/2014

Aboio de Fantasmas

Livro de memórias, Aboio de fantasmas é e não é ficção. Isso pouco importa – de verdade. Vale, para quem lê, como as palavras aparecem e o que elas dizem.
10/12/2014

Entre Dois Vetores

Continuar por quê? Porque você é um vetor (também não vê?) iniciado no ponto Gê que se extremou quando sentiu a ação jocunda ou força irada chamada Agá.
09/07/2014

Policial Civil - A Guardiã da Ordem Pública

----
09/07/2014

Panela de Barro e Moqueca Capixaba - A Lenda

este livro não tem outra pretensão a não ser mostrar às pessoas que pais e filhos podem ter uma relação inspirada e prazerosa. Seu maior valor está no “caminho caminhado” e menos no “destino alcançado”. e para coisas desse tipo, fórmulas existem, não se preocupem: deixem-nas guiarem as brincadeiras – elas sabem o que fazem.
09/07/2014

Italianos - Base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX

A publicação deste livro – que reúne quase duas décadas de um minucioso trabalho de pesquisa e documentação de fatos extremamente relevantes para a história do Espírito Santo – atende às aspirações de milhares de pessoas que aguardavam um registro definitivo dos imigrantes que vieram participar da construção da nossa sociedade e aqui formaram suas famílias, escreveram belas histórias de vida e deixaram marcas indeléveis da sua cultura e do seu trabalho.
09/07/2014

A Bola do Juízo

Subida honra e indescritível alegria foram os sentimentos que se apossaram de mim quando o privilégio de ler, em primeira mão, mais um retumbante trabalho do mestre Filogônio Barbosa de Aguilar, se fez presente.
09/07/2014

O faxineiro

Faxineiro é história escrita em primeira pessoa e se desenrola em São Paulo e Vitória. Um homem portador de doença mortal anda por Vitória e procura rever lugares onde cresceu...
09/07/2014

A Folha de Hera – Volume 3

Este romance é um dos resultados do Projeto Escritor Residente da Biblioteca Pública do Espírito Santo, desenvolvido mediante acordo assinado entre a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
09/07/2014

Livro de Receitas

Que delícia participar do “Sabor, Prazer e Saúde – Receitas para Pacientes Renais em Tratamento Dialítico”! Um livro de receitas práticas, fáceis e de custo accessível, dedicado aos pacientes que estão em uma fase dialítica da doença...
17/02/2014

Os Ossos da Baleia

Já em meu sobre 50 livros de autores brasileiros, comteporâneos, que eu gostaria de ter assinado - editora Ideia, 2012, dei destaque ao poeta Jorge Elias Neto. Quando me convida, agora, a preencher este espaço de apresentação - ele, de repente maior, novo imortal da Academia de Letras do Espírito Santo - releio este seu livro e, ausente o impacto da descoberta, novo impacto: descubra-o mais profundo, melhor observador da poesia e do mundo.
17/02/2014

Poemas para dar de Presente

Angelo Santiago Federici Coutinho nasceu em Vitória, em 1981. Estuda Letras - Português na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Poemas para dar de presente é seu primeiro livro.
17/02/2014

Por trás do Espelho

Uma garota de 17 anos que enxerga nos estudos uma saída, uma comunidade carente, uma família destruída, uma rapaz de olhos assustadores, Clara fará a maior de todas as escolhas: seguir o coração ou realizar seu sonho...
17/02/2014

Rapsódia Brasiliana

Esta é uma obra poética composta de fragmentos culturais formadores do povo brasileiro. Nela estão presentes os mitos, o folclore, as idealizações do bravo navegante e a nobreza europeia, a fauna e flora, e elementos constituintes da história brasileira, toos vistos pela ótica nao oficial. É também um repensar do Brasil, através da poesia, para além dos estudos embreadores do conhecimento.
17/02/2014

Steranko

O que você faria se fosse jogado contra a parede sem ter para onde ir? O que você faria se percebesse que não tem mais nada a perder? O que você faria se o obstáculo fosse maior que a recompensa? O que você faria quando o acerto de contas embarga a diferença entre o certo e o errado?
17/02/2014

Varal de Histórias

Quando me perguntam: O livro é sobre o quê? Eu demoro a responder. Na verdade o livro é composto de vários contos, escritos em várias fases da minha vida. Não existe uma temática central ou estilo único. São contos cotidianos que de alguma forma falam sobre sentimentos que existem em nossas vidas.
17/02/2014

Viajantes do tempo

Uma guera no deserto! Era a única explicação que achei para estar no meio de milhares de soldado vestidos com armaduras reluzentes...
14/02/2014

Crônicas Sujas Memórias de Névoas

Imagine que nós acabamos de ler esse livro, de cabo a rabo, e estamos numa mesa de bar a comentar esses causos e essas gentes, que nos parecem tão nossos que é como se tudo tivesse acontecido na nossa frente, com a nossa participação. Nossa memória afetiva se confundindo com a do João Moraes de uma maneira tão gostosa que sem nos darmos conta estamos na beira do rio Itapemirim, com a intímidade de meninos lá nos córregos de nossa infãncia.
14/02/2014

Dois Graus a Leste, Três Graus a Oeste

Floresta de crônicas em folhetim que tratam da vida e opniões de José Garibaldi Magalhães, ouvidor-mor do jazz e sócio majoritário do Clube das Terças-Feiras, além de amador de mulheres, poeta amador e funcionáro público aposentado por justa causa, e cidadão nato, chato e residente na mui leal e valeroza cidade de Nossa Senhora da Vitória do Espírito Santo, Brasil. Contém prefácio de Sérgio Karam.
14/02/2014

As Historias do meu Avô

Os livros infanto-juvenis de Duayer representam muito para este artista multimídia. Através deles o autor reencontra o seu passado de menino do interior, levado e gaiato. E recheia as suas histórias com tipos e casos divertidos, que são uma reivenção de suas próprias experiências e um chamado criativo e bem-humorado para atentarmos às coisas simples e gostosas que brotam do imaginário de nossas crianças e jovens...
14/02/2014

Nascidos para Suor e Sangue

-
13/02/2014

Amor e outros contos

Escrever, desde sua origem, sempre foi uma prática de desvendamento. Sumérios, assírios, elamitas, babilônicos, todos os povos que se aventuraram na escrita buscaram-na com o propósito da descoberta - a descoberta do mundo, exatamente como Clarice Lispector sugeriu. Dos hieróglifos até aqui, muito dos mundo dos descoberto, ou quase nada. As sombras da morte, as questões da vida, as influências do amor, as forças do poder, a essência humana, são tantos os mistérios que a escrita, então, perfaz os caminhos, não para solucioná-los, mas para desdobrá-los ainda mais.
13/09/2013

Quinta Edição do Concurso Literário

O ato de escrever é uma das melhores formas de se expressar. Expressar impressões e opiniões sobre um determinado assunto é um ótimo exercício de verificação de como enxergamos o mundo. Participe da quinta edição do Concurso Literário que este ano tem como tema O POVO VAI ÀS RUAS - NOTÍCIAS A RUBEM BRAGA.
19/03/2013

Livro Germânicos

Germânicos nas terras do Espírito Santo
04/03/2013

Branca de Neve

Acesse o vídeo de eventos Instituto Sincades
29/01/2013

Estatuto Social Instituto Sincades

Acesse o estatuto social do Instituto
29/01/2013

CNPJ Instituto Sincades

Acesse o cartão de CNPJ do Instituto Sincades
28/01/2013

Relatório de Atividades 2012

Confira o relatório das Atividades do Instituto Sincades no ano de 2012
04/10/2012

Nenna Meditações Extravagantes

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) inaugura sua primeira exposição de 2012 com obras de um importante artística capixaba: Nenna.
01/10/2012

Revista Academia Espírito Santense de Letras

Textos acadêmicos, Textos e Histórias em Quadrinhos dos Vencedores do 4 Concurso Artístico - Literário
21/03/2012

Relatório de Atividades 2008 - 2011

O Instituto Sincades lançou no dia 14 de março, o relatório de suas atividades no ano de 2011. Exposições de artes de artistas locais, nacionais e internacionais, lançamentos de livros de autores capixabas, espetáculos culturais, além de reformas, capacitações e apoio a projetos, desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado e que contribuíram para o desenvolvimento social e cultural do Espírito Santo.
01/10/2009

Livro Germânicos nas Terras do Espírito Santo

O Livro “Germânicos nas Terras do Espírito Santo”, do jornalista José Antônio Martinuzzo, publicado em português e alemão, conta como aconteceu a imigração alemã em terras capixabas, desde a travessia até o desbravamento das terras capixabas – O Canaã sonhado pelas famílias que vieram em busca de sobrevivência e uma nova vida. A obra foi lançado no 27° Encontro Econômico Brasil Alemanha, que no ano de 2009 aconteceu no nosso estado, Espírito Santo.