NOTICIAS


Publicado em 09/09/15 - Atualizado em 14/09/15


Audiovisual: 22º Festival de Cinema de Vitória começa nesta sexta-feira (11)

Ao longo de seis dias, serão apresentadas sessões no Theatro Carlos Gomes e no Cineclube Metrópolis.

A contagem regressiva para o 22º Festival de Cinema de Vitória já começou. A partir desta sexta-feira (11) o público terá acesso ao maior evento de cinema do Espírito Santo. Serão mais de 100 filmes exibidos até o dia 16 de setembro, dentro de uma extensa programação que já teve início com a Mostra Cinema de Bordas no mês de agosto. Ao longo de seis dias, serão apresentadas sessões no Theatro Carlos Gomes e no Cineclube Metrópolis, além de oficinas, lançamentos e debates no Hotel Senac Ilha do Boi, transformando Vitória na capital nacional do cinema.


A estimativa é de que o evento reúna um público de 30 mil pessoas. Os homenageados desta edição são o ator Matheus Nachtergaele, como homenageado nacional, e o ator e artista plástico José Augusto Loureiro, como homenageado capixaba. O Festival também renderá homenagens ao cineasta Luiz Carlos Lacerda (conhecido como Bigode), que completa 50 anos de carreira, e ao diretor de cinema capixaba Penna Filho, falecido este ano.


Os títulos que serão exibidos contemplam os gêneros: documentário, ficção e animação, em curta e longa-metragem, escolhidos entre cerca de 650 produções vindas de todo o Brasil durante o período de inscrição. Serão nove mostras competitivas que atendem aos mais diversos gostos.


Este ano, fazem parte da programação a 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; a 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; a 4ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; a 4ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 5ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; o 16º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infantojuvenil; a 2ª Mostra de Animação, com o melhor do cinema brasileiro nesta área; a Sessão Especial BNDES (curtas), com exibição de uma série de curtas-metragens; e a 2ª Mostra Outros Olhares, com oito curtas capixabas.


Além dessas, haverá as sessões especiais com exibição de longas-metragens fora de competição, todas no Theatro Carlos Gomes: Sessão Especial Petrobras, com exibição de “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, na abertura do Festival; Sessão Especial BNDES (longa), com o filme “Trinta”, de Paulo Machline; Sessão Especial Viradão Vitória – que acontecerá na madrugada deste sábado (12) para domingo (13), dentro da programação do Viradão Vitória, com exibição de “O Animal Sonhado”, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes; Sessão Homenagem a Penna Filho, com a exibição do último filme do diretor, “Das Profundezas”; e Sessão Especial de Encerramento, com a projeção de “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, de Rodrigo de Oliveira, que tem co-produção da Galpão Produções. O Festival trará, ainda, para o público de Vitória o longa-metragem “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, em exibição especial na segunda-feira (14), às 14 horas.


A maratona cinematográfica será encerrada na noite de 16 de setembro, com a apresentação dos filmes vencedores das duas últimas edições do Concurso de Roteiro Capixaba – “Talvez Amanhã”, de Jeffe Pinheiro, vencedor em 2013, e “Intenso”, de Ricky Oliveira, autor do roteiro premiado no ano passado – e o lançamento do curta “João”, de Carlos Augusto de Oliveira.


Ao final de todas as exibições serão anunciados os ganhadores do Troféu Vitória em mais de 20 categorias, escolhidos por um júri formado por profissionais da área cinematográfica e também pelo júri popular.


Além da programação de filmes, o público poderá se encontrar para confraternização no lounge localizado ao lado do Theatro Carlos Gomes durante o Festival. Especialmente na noite deste sábado (12), em meio ao Viradão Vitória, o agito fica por conta do show de Marcelle Motta & Banda Café com Fumaça, do Rio de Janeiro.
Curadoria


O 22º Festival de Cinema de Vitória tem como curadores o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr.; o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira; e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa. Para a diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus, o evento é um espaço importante para o audiovisual nacional, tanto para realizadores como para o público. “O Festival é uma vitrine para as novas produções do cinema brasileiro, fazendo-as chegar à população de Vitória, e também uma oportunidade de intercâmbio e reciclagem dos profissionais do Espírito Santo”, afirma Lucia.

Concurso e Formação


O Festival promove, ainda, o 2º Concurso Nacional de Webséries, que contou com 45 inscrições vindas de diferentes estados brasileiros. Entre os diretores e roteiristas que inscreveram seus projetos, quatro foram selecionados para participar da imersão voltada para o desenvolvimento de webséries, que será orientada pela equipe da TV Cocriativa (MG) durante o Festival. Os vencedores também serão contemplados com passagem, transporte local, alimentação e estadia para participarem da formação.


Aproveitando sua vinda ao Festival, a equipe da TV Cocriativa ministrará também uma masterclass aberta ao público, na terça-feira (15), às 14h, no Hotel Senac Ilha do Boi, com o título “Novos caminhos para webséries brasileiras”, com o intuito de discutir como a produção independente nacional pode superar seus principais desafios no ambiente web.


Já as oficinas deste ano são: Oficina de Crítica Cinematográfica, com o jornalista e crítico de cinema André Dib, e a Oficina de Cinema LGBT Pós-Stonewall, com o jornalista e crítico de cinema Christian Petermann.


Além das atividades de formação, o 22º Festival de Cinema de Vitória contará com debates, encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público em geral; com o Fórum do Audiovisual Capixaba (uma ação do Congresso Brasileiro de Cinema e da ABD Capixaba, em parceria com o Festival, a fim de debater e formular propostas em prol do cinema brasileiro); além de lançamentos dos Cadernos dos Homenageados, de livros e DVDs. Toda essa programação se concentrará no Hotel Senac Ilha do Boi.


O 22º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta, com parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e da Prefeitura Municipal de Vitória, além do apoio institucional do Instituto Sincades e apoio do Canal Brasil, CiaRio, DOT, Mistika, Cinecolor, Link Digital, Cesan, Ufes, Sebare e site Adoro Cinema.

Programação (clique aqui)


Serviço
22º Festival de Cinema de Vitória
Data: de 11 a 16 de setembro
Locais: Theatro Carlos Gomes – Centro - Vitória / Cineclube Metrópolis – Ufes – Vitória / Hotel Senac Ilha do Boi – Ilha do Boi – Vitória
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.festivaldevitoria.com.br



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992