NOTICIAS


Publicado em 11/08/15 - Atualizado em 11/08/15


Bailarina capixaba integra turma especial no Ballet Bolshoi, na Rússia

Gabriella Victoria Leão Mendes Fontana, de apenas 14 anos, foi selecionada para o programa de formação integral, específico de estudantes russos.

A bailarina capixaba Gabriella Victoria Leão Mendes Fontana, de apenas 14 anos, acabou de voltar da Rússia, onde ficou o último ano estudando balé na Companhia de Ballet Bolshoi, com uma novidade. O talento dela surpreendeu tanto que ela integrou, neste primeiro ano, o programa que era específico para russas, de formação integral, com educação regular e balé profissional. Na turma, havia apenas duas estrangeiras, Gabriella e uma romena.

Gabriella começou a dançar balé aos três anos e, aos nove, entrou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina, sendo também a mais jovem a integrar o quadro de alunos. A capixaba embarca novamente para a Rússia no dia 30 de agosto, para o segundo ano, dos quatro que irá estudar em Moscou. Os estudos da capixaba na escola russa foram viabilizado pelo Instituto Sincades, que, há seis anos, apoia os talentos do Estado.

A capixaba afirma que foi muito bem recebida na escola e não se sente uma estrangeira, pois recebe o mesmo tratamento que os russos. “Sou mais nova do que todos que estudam na mesma série que eu e isso é bem legal, porque, de certa forma, todos acabam cuidando de mim. Na escola havia outro brasileiro também, o David. Ele se formou este ano e foi o primeiro brasileiro a obter o diploma de formação integral. Se Deus permitir, serei a próxima brasileira a ter essa honra”, almeja.

A capixaba ainda sonha em algum dia poder passar todo o conhecimento que obteve na escola russa para os bailarinos brasileiros. “Tenho muitos sonhos e um deles é me formar em bailarina profissional e poder viver da dança, porque a dança é a essência da minha vida. Mas, os sonhos vão além dos palcos. Tive uma experiência com a dança que poucos podem ter. Estou tendo uma oportunidade única que é ter uma formação em balé clássico no mais alto padrão de metodologia do mundo. Isso é algo maravilhoso e não posso guardar esse conhecimento só para mim. Quero que muitos outros bailarinos tenham acesso a essa metodologia quando eu estiver pronta para poder repassar”, destaca.

Incentivo

Há seis anos mantendo o compromisso de apoiar os artistas capixabas, o Instituto Sincades já viabilizou a ida de duas capixabas para estudar balé na Rússia. Além de Gabriella, Virgínia Mazzoco está no país há dois anos, por meio do Estágio Internacional, na Vaganova Academy Ballet, em São Petersburgo, na Rússia. Ela está de férias no Brasil e volta para o País neste mês.

A bailarina, que na época tinha 16 anos de idade, foi escolhida entre três mil candidatos do mundo inteiro para preencher uma das 20 vagas na Vaganova Academy Ballet, a mais antiga escola de balé da Rússia e uma das mais importantes escolas de balé clássico do mundo.

A escola

O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo e é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e pela Unesco. 

O Bolshoi foi fundado em 1776 e, quatro anos depois, ganhou sua primeira sede e, em 1825, seu prédio atual. Atualmente, é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia. O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia, situada na cidade de Joinville, em Santa Catarina.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992