NOTICIAS


Publicado em 06/07/15 - Atualizado em 22/07/15


Enesdança reúne mil bailarinos de 40 escolas de dança no Teatro Universitário

Encontro Espírito Santo de Dança é realizado há 19 anos no Estado e tem o objetivo de incentivar e valorizar a produção da dança local.

Disciplina, arte e beleza são sinônimos para o maior espetáculo de dança do Espírito Santo. O Encontro Espírito Santo de Dança - Enesdança vai reunir cerca de mil bailarinos de 40 escolas e grupos de diversas regiões do Estado e do País para trocar experiências e incentivar a produção da dança local.

O Encontro Espírito Santo de Dança – Enesdança é o maior evento capixaba de valorização da arte, da dança e do fomento da produção coreográfica local. O evento acontece durante três dias, entre 10 e 12 de julho, no Teatro Universitário da Ufes, e proporciona a oportunidade para o desenvolvimento de novos talentos, a troca de experiências entre os grupos, escolas e companhias participantes, fortalecendo o segmento artístico do Espírito Santo. Este ano, o tema do festival será “Passos certos para a cultura capixaba”. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e serão trocados por uma caixa de leite, que será revertida para instituições de caridade.

Com diferentes estilos como dança contemporânea, balé clássico, street dance, jazz e dança de salão, o evento vai contar com mostras culturais, workshops e concursos, que terão premiações em dinheiro para 12 categorias. Os vencedores escolhidos pelo júri serão revelados no mesmo dia da apresentação. O júri deste ano será composto por três bailarinas que estarão pela primeira vez no Estado: Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e embaixatriz da dança pelo Conselho Brasileiro da Dança, Andréa Pivatto, diretora do Grupo Divinadança e Andrea Spósito, diretora artística da D’Baya Arte e Dança e Cia Andrea Spósito. Ao todo, serão 54 escolas participantes, 300 coreografias e aproximadamente mil bailarinos nos três dias de evento. O Enesdança é realizado pela ArtVilla, em parceria com o Instituto Sincades.

De acordo com uma das organizadoras e diretoras do projeto, Mônica Tenore, o Enesdança foi criado com o intuito de preencher uma lacuna no cenário de dança capixaba, na qual ainda não havia iniciativas que promovessem apresentações de dança, envolvendo amadores e profissionais. “A ideia do festival surgiu para dar oportunidades a todos os envolvidos e apaixonados pela arte da dança, que pudessem apresentar suas produções em um evento democrático. Este ano, tivemos um aumento significativo das escolas participantes. De 38 subiu para 54, com grupos vindos de Pedro Canário, São Mateus, Conceição da Barra e até de Minas Gerais”, destaca.

SERVIÇO:
Encontro Espírito Santo de Dança  – Enesdança 2015
Data: 10 a 12 de julho
Local: Teatro Universitário da Ufes, em Vitória
Horário: 10 de julho, às 19h30
             11 de julho, às 15 horas e 19 horas
             12 de julho, às 19 horas
Ingressos: Uma caixa de leite, que será doada para instituições de caridade



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992