NOTICIAS


Publicado em 23/06/15 - Atualizado em 21/07/15


Ecoporanga recebe unidade do projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades

Neste sábado (27), a comunidade de Santa Luzia do Norte será beneficiada pelo projeto.

A praça do distrito de Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga, terá uma novidade a partir deste sábado (27), com a inauguração de mais uma unidade do projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades, que visa disseminar a literatura e a cultura em comunidades rurais de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. Na ocasião, também serão realizadas atividades culturais para a comunidade. A solenidade de entrega da Biblioteca para a população começa às 8 horas.

No projeto, as estantes ficam abertas 24 horas, todos os dias e os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura. Ao todo, são disponibilizadas mais de 300 obras de diferentes gêneros literários.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, destaca que o projeto está tendo uma receptividade muito boa por parte das comunidades beneficiadas. “Esta é a quarta unidade instalada em praças do interior do Estado e percebemos que a população tem participado tanto das oficinas realizadas antes da inauguração, quanto ao longo dos meses, utilizando bastante as estantes. Notamos ainda que as praças estão mais movimentadas, proporcionando a oportunidade de interação entre os moradores das cidades. Nosso intuito é levar o Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades de norte a sul do Estado, democratizando o acesso à literatura”, ressalta.

Em 2014 foram inauguradas unidades em Pontões, em Afonso Cláudio e em Quilombola Retiro, em Santa Leopoldina. Este ano, a comunidade de Patrimônio da Penha, em Divino São Lourenço já foi beneficiada com uma estante.

Para um dos idealizadores do projeto, Vitor Lopes, o sucesso está intimamente relacionado com o envolvimento da população. "A comunidade de Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga, nos encantou muito, porque eles são bastante unidos e estão interessados nas possibilidades com a chegada da Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades. Uma prova disso é que a escola - e também outros moradores – articularam suas ações para a semana de lançamento, comenta.

O projeto Biblioteca Estante Livre é realizado pelo Instituto Sincades e idealizado pela produtora Lab.Muy - Arte y Cultura Digital. Elas são instaladas na praça central dos lugarejos. A estante que se integra ao ambiente local é capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades"
Data: 27 de junho
Horário: 8 horas
Local: Santa Luzia do Norte, Ecoporanga, ES

Mais informações:
www.bibliotecaestantelivre.com.br
facebook.com/bibliotecaestantelivre



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992