NOTICIAS


Publicado em 20/02/15 - Atualizado em 21/07/15


Festival do Boi Pintadinho apresenta 19 grupos para a população de Muqui

O evento contou com a participação de 12 mil pessoas e recebeu o apoio cultural do Instituto Sincades.

Maior carnaval de rua do sul do Espírito Santo, o Festival Muquiense do Boi Pintadinho de Muqui é marcado pela sua dedicação em manter viva a cultura e o folclore do município através da manutenção e incentivo aos grupos folclóricos de Bois Pintadinhos. A edição de 2015 foi realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro e teve a participação de 19 grupos, todas da região. O evento contou com a participação de 12 mil pessoas e foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Muqui, Governo do Estado e Instituto Sincades.

O destaque do evento foi o Boi Duas Cabeças, que desfila há 32 anos e se apresenta com cerca de 80 integrantes, em sua maioria por pessoas da mesma família. Outro importante grupo que se apresentou foi o que mostrou a versão feminina do Boi com um bloco totalmente formado por mulheres, vestidas em tons de rosa-choque, que acompanham a Vaca Mocha, uma simpática vaquinha cor-de-rosa.

Sobre os grupos

Em uma determinação da Associação de Folclore de Muqui, os grupos de Boi Pintadinho são classificados em grande, médio, pequeno e infantil, conforme o número de componentes, tradição e relevância. Com isso, os cachês são pagos de acordo com essa denominação e o número de apresentações de cada grupo.

 

União de gerações

Além de movimentar vários setores da economia de Muqui, o Festival do Boi Pintadinho é um verdadeiro ponto de encontro entre os mais velhos e os mais novos, que se juntam para organizar toda a folia. Além disso,  o evento é também uma realização de grande importância para o município, atraindo muitos turistas e integrando os moradores.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992