NOTICIAS


Publicado em 01/04/15 - Atualizado em 21/07/15


Exposição

A mostra ficou aberta ao público no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, em Vitória.

Investindo no acesso gratuito à cultura e incentivando cada vez mais os artistas locais, o Instituto Sincades ofereceu, entre os meses de setembro de 2014 e março de 2015, a oportunidade de a população e turistas conhecerem o trabalho do artista plástico capixaba Attilio Colnago. A exposição "O Encantado: pinturas, desenhos e gravuras de Attilio Colnago" ficou aberta ao público no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, em Vitória.

Nos seis meses em que ficou aberta, a mostra recebeu 13.873 visitantes, sendo que, deste público, 36% eram alunos de escolas públicas e 47% representam a população em geral. Também tiveram destaque as visitas de estudantes de faculdades, escolas particulares e grupos diversos. Entre o público visitante, o de maior representatividade é o com faixa etária entre 20 e 29 anos, a grande maioria do sexo feminino.

A exposição teve o objetivo de efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos pelo artista Attílio Colnago. O acervo apresentou variedades da produção artística do artista, desenvolvida nos últimos 30 anos no Espírito Santo. A seleção das obras apresentadas permitiram o público em ter contato com os diferentes recursos técnicos e os distintos elementos que formam seus desenhos e pinturas.

O artista plástico Attílio Colnago destacou a importância do projeto para sua carreira, uma vez que o Palácio Anchieta é hoje o maior espaço cultural, em termos de visitação e estrutura, do Espírito Santo. “Ter uma exposição deste nível, com essa infraestrutura e expectativa de público é, com certeza, o ápice da carreira de qualquer artista. É o retorno de que estou no caminho certo”, destacou.

O artista

Com múltipla formação nos campos das Artes Plásticas, restauração e educação, AttílioColnagoé cidadão de São Domingos do Norte (1955), graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1977, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete e Esculturas Policromadas sobre Madeira e mestre em Teoria da Arte, área de Patrimônio e Cultura.Ele realiza um trabalho de restauração em obras de arte no Centro de Artes da UFES, coordena o núcleo de restauração desde 1990 e restaura pinturas, esculturas em madeira e acervos em papel. As peças restauradas são acervos particulares, de instituições públicas municipais e estaduais.

A obra de Attilio leva o espectador a reconhecer e passear pelas referências utilizadas pelo artista e tentar decifrá-las. Quando se apropria de obras de outros artistas, Colnago insere sua própria interpretação, anseios e conflitos de seu momento presente. Isso não acontece de maneira óbvia e evidente e é preciso entender o sentido das novas representações que ele dá a essas referências.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992