NOTICIAS


Publicado em 03/06/15 - Atualizado em 21/07/15


Projeto Biblioteca Estante Livre lança mais duas bibliotecas em praças do interior do Estado

As primeiras unidades já funcionam desde o fim de 2014, em Pontões, em Afonso Cláudio, e em Quilombo Retiro, em Santa Leopoldina.

Mais duas comunidades localizadas no interior do Espírito Santo vão ser beneficiadas com a implantação de novas unidades do projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades. As comunidades de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, e Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga, receberão as unidades nos dias 13 e 27 de junho, respectivamente. 

O projeto tem o objetivo de fazer os livros circularem por lugares que não têm biblioteca, principalmente no interior do Estado. São estantes diferentes, que ficam abertas 24 horas, todos os dias do ano e sem ninguém para anotar quem pega os livros.

Com o tema "O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica", a "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades" visa disseminar a literatura e a cultura em comunidades rurais de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. As primeiras unidades já funcionam desde o fim de 2014, em Pontões, em Afonso Cláudio, e em Quilombo Retiro, em Santa Leopoldina, e vem mudando a realidade local, aumentando o interesse de moradores e estudantes pela literatura.

Na Biblioteca, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que os textos possam ser lidos por outras pessoas. Ao todo, são mais de 300 obras dos mais diferentes gêneros literários.

O projeto Biblioteca Estante Livre é idealizado pela produtora Lab.Muy - Arte y Cultura Digital e é uma realização do Instituto Sincades. Elas são instaladas na praça central dos lugarejos. A estante que se integra ao ambiente local é capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.

Confira a programação:

Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço
- 10 de junho, das 07 às 11h20: oficinas culturais
- 11 de junho, das 07 às 11h20: oficinas culturais / 18 horas: Cine Pipoca da Penha
- 12 de junho, 09 horas: lançamento com os alunos das escolas
- 13 de junho, 8h30: lançamento para toda a comunidade

Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga
25 de junho, das 07 às 12 horas: oficinas culturais
26 de junho, das 07 às 12 horas: oficinas culturais
27 de junho, 09 horas: lançamento para a comunidade e escola

Mais informações:
www.bibliotecaestantelivre.com.br
facebook.com/bibliotecaestantelivre



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992