NOTICIAS


Publicado em 30/04/15 - Atualizado em 21/07/15


Instituto Sincades lança livro em homenagem a Maurício de Oliveira

Violonista capixaba terá as partituras de suas músicas e sua história publicadas no livro “Maurício de Oliveira: clássico e popular”

Com o objetivo de tornar públicas as composições do maior violonista capixaba e democratizar o acesso às suas músicas, o Instituto Sincades viabilizou a publicação de um livro em formato de Songbook, com a história e as partituras das canções de Maurício de Oliveira. O lançamento da obra, titulada “Maurício de Oliveira - Clássico e popular” será realizado no hall de entrada do Teatro Universitário da Ufes, no dia 12 de maio, a partir das 19h30, com uma mesa de autógrafos composta pelo organizador do livro, Benedito Geraldo Miglio Pinto, e dois filhos do músico, Heloísa e Tião de Oliveira. No lançamento serão disponibilizados 200 exemplares para venda, no valor de R$ 50, cuja renda será revertida para o tratamento do cantor capixaba Alexandre Lima. Os outros livros serão doados para entidades culturais, faculdades, universidades e bibliotecas.

Ícone da música capixaba e brasileira, o violonista Maurício de Oliveira foi o primeiro brasileiro a gravar em disco a obra completa para violão de Heitor Villa-Lobos, tornando-se conhecido internacionalmente. Vencedor do primeiro Prêmio Taru, em 2006, Maurício compôs canções que marcaram a cultura popular capixaba, como Dança do Chico Prego e Canção da Paz, pelo qual foi premiado no V Festival Mundial da Juventude, em 1955, em Varsórvia, na Polônia. Maurício faleceu em 2009.

Antes do lançamento, às 18h30, será exibido no Cine Metrópolis o documentário “O Pescador de Sons”, produzido em 2007 e dirigido por Clóvis Mendes. A obra é baseada no livro “Maurício de Oliveira: O pescador de sons”, escrito pelo jornalista Marien Calixte, em 2001, que retrata a vida do violonista. De acordo com Benedito, organizador do livro e genro de Maurício, devido a importância e ao fato de a obra não possuir mais unidades disponíveis para compra, o livro foi inserido em “Maurício de Oliveira: clássico e popular”. “Maurício era um homem muito querido, gentil e tinha muitos amigos. Então, publicar a sua biografia dá a oportunidade de mais pessoas que conviveram com ele ter um pedacinho de sua história guardada para o resto da vida. Os mais jovens também terão a oportunidade de conhecer o violonista que marcou uma geração inteira no Espírito Santo e escutar suas composições”, destaca.

O Songbook é composto pelas partituras das canções de Maurício de Oliveira e é acompanhado de um CD com as músicas tocadas pelo violonista. Fotografias de momentos marcantes da carreira e vida do artista e depoimentos de ex-alunos, músicos e jornalistas ainda completam a última parte do livro. Tião de Oliveira, violonista e filho de Maurício, expõe a realização da publicação da obra. “Embora as composições estejam disponíveis, ainda não havíamos publicado nenhuma partitura. E este era um desejo do meu pai, que suas canções fossem perpetuadas. Além disso, este livro irá proporcionar aos jovens músicos a oportunidade de aprenderem as canções, fazendo com que o som de Maurício de Oliveira sobreviva durante muito tempo”, afirma.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, afirma que Maurício de Oliveira é um ícone da música instrumental e um músico brilhante que continua a ser lembrado até hoje. “Entre a música popular e a clássica existe a instrumental, que tem a finalidade de transmitir os sons e ideias que o compositor organiza. Uma bela composição instrumental sempre irá se destacar, evidenciando a qualidade musical e o talento do artista, independente da geração. E esse é o legado que Maurício deixa para o Espírito Santo. Pioneiro na criação de uma escola de violão clássico no Estado, Maurício foi um homem que respirava música e podia dizer com propriedade que sua alma era sim, um violão”, conclui.

O artista

Maurício de Oliveira nasceu em julho de 1925, no Porto das Pedreiras, na capital capixaba. Oitavo filho do pescador Sebastião e de sua esposa, Maria, moravam em uma pequena casa e, em 1930, a família se mudou para a Praia do Suá. Aos seis anos, começou a tocar cavaquinho e logo aprendeu violão.

Em 1955, participou do V Festival Mundial da Juventude, em Varsóvia, na Polônia, e ficou em segundo lugar com a música “Canção da Paz”. Trabalhou na Rádio Espírito Santo, exerceu a função de professor de violão e, mais tarde, foi diretor da Escola de Música do Estado do Espírito Santo. Nos anos 1960, foi o maestro e arranjador de todas as músicas nos quatro festivais capixabas de música organizados pelo jornalista Milson Henriques.

Posteriormente, dedicou-se à gravação da obra completa de Villa-Lobos e ficou consagrado como um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos. Em 2006, recebeu no palco do Theatro Carlos Gomes o Prêmio Taru, destinado a homenagear personalidades marcantes da cultura do Estado. Sua última apresentação foi no projeto História Viva, no Centro Cultural Majestic, em dezembro de 2006, ao lado de seu filho, Tião de Oliveira.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Maurício de Oliveira: clássico e popular
Dia: 12 de maio de 2015
Horário: 19h30
Onde: Teatro Universitário da Ufes
Entrada gratuita

 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992