NOTICIAS


Publicado em 27/03/15 - Atualizado em 21/07/15


Programa de valorização da arte capixaba entra em sua segunda fase com palestras de nível nacional

O Poéticas da Tridimensionalidade teve em sua primeira fase a mostra Expoarte 2014, realizada no espaço da Casa Cor, no Shopping Mestre Álvaro.

O Poéticas da Tridimensionalidade, programa lançado em agosto de 2014 pelo Instituto Sincades, que visa a valorização das artes plásticas capixabas, inicia no dia 08 de abril sua segunda fase, com o I Ciclo de Palestras, voltado para os profissionais das artes plásticas. A primeira palestra será realizada pela professora de Artes da Ufes e coordenadora do programa, Almerinda da Silva Lopes, com a palestra “A produção tridimensional moderna e contemporânea e suas especificidades formais, materiais e poéticas”.

A segunda palestra será realizada no dia 29 de abril e terá como convidada a artista visual do Rio de Janeiro, Iole de Freitas, que irá tratar de obras contemporâneas e de uma nova percepção da arte como arquitetura. Encerrando o ciclo, no dia 30 de abril, o diretor da Pinacoteca de São Paulo, Tadeu Chiarelli, virá ao Estado para palestrar sobre a arte tridimensional do passado e do futuro e apresentar as recentes aquisições do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. No mesmo dia, o poeta e crítico de arte, Adolfo Montejo Navas fará a última palestra da noite, com o tema “Sobre Fotografia Transversa, Plástica e Ficção”.  As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de abril, pelo site www.institutosincades.org.br/poéticas, as vagas são limitadas e, após o cadastro, os artistas passarão por uma seleção.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, destaca a importância do programa Poéticas da Tridimensionalidade para os artistas plásticos do Estado. “Esse programa nasceu da vivência do Instituto ao longo desses seis anos de atividades. Percebemos que há uma grande produção de qualidade nesse campo das artes plásticas e, também, de uma demanda por parte dos artistas por mais espaços. Transformamos em um programa, que terá duração de dois anos e envolverá diversas outras ações, entre debates, mesas redondas, circuitos e exposições”, ressalta.

A coordenadora do projeto, Almerinda da Silva Lopes, enfatiza a importância desse ciclo de palestras para trocar vivências com artistas e especialistas do assunto. “Receber esses convidados para trocar experiências profissionais é aprender. Estamos felizes em poder dividir com o público capixaba uma verdadeira aula de arte tridimensional e as perspectivas para o futuro do cenário brasileiro no assunto”, analisa.

Poéticas da Tridimensionalidade

O programa ‘Poéticas da Tridimensionalidade’ é o maior programa de promoção e valorização das artes plásticas capixabas e é coordenado pela professora Almerinda Lopes e pela artista plástica Kyria Oliveira. O programa comemora os seis anos de atuação do Instituto Sincades. O primeiro projeto do programa foi a Expoarte 2014, realizada no espaço da Casa Cor, no Shopping Mestre Álvaro. O programa visa ainda inserir novos artistas no circuito capixaba de arte e dar visibilidade à produção local.

Serviço:
I Ciclo de Palestras - Poéticas da Tridimensionalidade
08 e 29 de abril - 18h30
30 de abril - 17h30 e 19h30
Onde: Auditório do Palácio do Café
Inscrições pelo site http://www.institutosincades.org.br/poeticas/cadastro/.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992