NOTICIAS


Publicado em 13/03/15 - Atualizado em 21/07/15


Patrimônio Cultural: Casa de Câmara e Cadeia é restaurada e preserva 150 anos de história

Além de Câmara e Cadeia, o espaço foi fórum, posto de correio, academia e creche.

Com mais de 150 anos de história, o imóvel que funcionou como Câmara e Cadeia de Santa Cruz, em Aracruz, foi restaurado por meio de uma parceria entre o Instituto Sincades, o Governo do Estado e a Prefeitura. A obra começou em julho de 2014. No local, agora funciona o Museu Histórico de Santa Cruz, que abriga oficinas e exposições e conta a história da região. O imóvel foi construído em 1962. Além de Câmara e Cadeia, o espaço foi fórum, posto de correio, academia e creche.

Características originais, que permanecem preservadas desde sua construção, no século XIX, foram mantidas, como a fundação de pedras, parede de tijolinhos, esquadrias antigas e estrutura do telhado. Além disso, agora o espaço conta com uma estrutura totalmente acessível, com hall de entrada, salão de exposição, sala de oficinas/reserva técnica, sala de administração, banheiros, iluminação e pátio externo com jardins, calçadas, rampas, portões, recuperação de muros e instalação de placas de identificação do museu. A proposta do município para utilização desse espaço é ser apropriado pela comunidade como área de eventos culturais e apoio às atividades do Museu.

Idalberto Moro, presidente do Instituto Sincades, destaca que a restauração do patrimônio é mais um passo para a preservação da cultura local. “A entrega da Casa de Câmara e Cadeia restaurada motiva os moradores de Santa Cruz a visitarem o local e conhecerem mais a fundo a história do distrito. O Instituto Sincades tem orgulho de fazer parte deste processo, que incentiva e dissemina a cultura local em todos os cantos do Espírito Santo”, afirma.

Como parte da cerimônia e inauguração, foi aberta também a primeira exposição do novo Museu: “Santa Cruz... Histórias de uma vila do Espírito Santo”, que retrata os grupos que contribuíram para a colonização do município de Aracruz.

Selo comemorativo

Durante a cerimônia de entrega da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz, os Correios lançaram um selo personalizado alusivo ao Museu Histórico de Santa Cruz, com o intuito de eternizar a história do Espírito Santo. O selo traz a imagem da fachada restaurada do prédio e também destaca o nome do município de Aracruz.

Curiosidade

Durante muito tempo se pensou, equivocadamente, que o prédio foi erguido para abrigar o Imperador D. Pedro II em sua passagem por Santa Cruz. Na verdade, de acordo com levantamento feito pelo historiador da Secult, Bruno Conde, a construção foi concluída em 1876, posteriormente à visita imperial, que aconteceu em 1860. Ocorre que, durante sua passagem pela vila, o imperador esteve em outro prédio, bastante simples, que então funcionava como câmara.

Programa de Restauração e Valorização do Patrimônio Cultural do ES

O Programa de Restauração e Valorização do Patrimônio Cultural do ES tem o objetivo de revitalizar monumentos e aproximar a população da cultura do Estado. Uma das diretrizes é tornar o bem totalmente acessível, com inclusão de rampas de acesso, calçada e banheiros adaptados, como forma de inclusão social. Todos os imóveis restaurados são tomados pelo Conselho Estadual de Cultura.

Além da Casa de Câmara e Cadeia, o Instituto Sincades também viabilizou o restauro da Cúpula do Farol de Regência, em Linhares, reformou o telhado do Instituto Braille, reformou a estrutura externa da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana, e os pisos e cadeiras do Teatro Geraldo Cestari, em Itaguaçu. Também foi responsável pelo restauro da pintura, mobiliário e Cricifixo do Mobiliário Litúrgico do Palácio Anchieta e das esculturas da Escadaria Bárbara Lindemberg, danificadas após as manifestações sociais de 2013.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992