NOTICIAS


Publicado em 12/03/15 - Atualizado em 21/07/15


Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz é restaurada e torna-se Museu Histórico

O monumento, datado do século XIX, se tornará um Museu Histórico e espaço de atividades culturais de Aracruz

A Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz, patrimônio histórico e cultural de Aracruz, teve sua restauração concluída e será entregue à população nesta sexta-feira (13). No local, irá funcionar o museu histórico do distrito, que será palco de oficinas e exposições. As obras foram integralmente custeadas pelo Instituto Sincades.

Com o restauro, o imóvel recebeu rampas de acesso, calçada e banheiros adaptados. Além disso, o prédio ganhou sistema de iluminação apropriada de museu e instalações elétricas, hidrossanitárias e de drenagem novas. A parte externa da Casa de Câmara foi urbanizada e recebeu gramado, gradil com portões e iluminação externa. O espaço será utilizado pela comunidade como área de eventos culturais e apoio às atividades do Museu.

Idalberto Moro, presidente do Instituto Sincades, destaca que a restauração do patrimônio é mais um passo para a preservação da cultura local. “A entrega da Casa de Câmara e Cadeia restaurada motiva os moradores de Santa Cruz a visitarem o local e conhecerem mais a fundo a história do distrito. O Instituto Sincades tem orgulho de fazer parte deste processo, que incentiva e dissemina a cultura local em todos os cantos do Espírito Santo”, afirma.

Como parte da cerimônia, será aberta também a primeira exposição do novo Museu: “Santa Cruz... Histórias de uma vila do Espírito Santo”, que irá retratar os grupos que contribuíram para a colonização do município de Aracruz. As obras de restauro tiveram início em junho de 2014 e foram concluídas em janeiro de 2015, em uma parceira entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Prefeitura Municipal de Aracruz e Instituto Sincades.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992