NOTICIAS


Publicado em 27/01/15 - Atualizado em 21/07/15


Exposição “O Encantado: pinturas, desenhos e gravuras de Attilio Colnago” em cartaz até março no Palácio Anchieta

A mostra visa efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos pelo artista Attilio Colnago

A exposição "O Encantado: pinturas, desenhos e gravuras de Attílio Colnago", está em cartaz até o dia 22 de março no salão principal do Palácio Anchieta e visa efetivar um encontro especial da população capixaba com as obras de Attílio. Com a curadoria de Paulo de Barros, a mostra reúne mais de oitenta obras, como desenhos, pinturas, gravuras e objetos do artista capixaba, além de ilustrações de livros e figurinos de teatro. A entrada é gratuita. Aberta desde setembro de 2014, a mostra já recebeu mais de 11 mil visitantes.

Com o objetivo de apresentar um leque da produção artística do artista, desenvolvida nos últimos 30 anos no Espírito Santo, a mostra apresenta uma seleção de obras que permite levar ao público o contato com os diferentes recursos técnicos e os distintos elementos que formam seus desenhos e pinturas.

A obra de Attilio leva o espectador a reconhecer e passear pelas referências utilizadas pelo artista e tentar decifrá-las. Quando se apropria de obras de outros artistas, Colnago insere sua própria interpretação, anseios e conflitos de seu momento presente. Isso não acontece de maneira óbvia e evidente e é preciso entender o sentido das novas representações que ele dá a essas referências.

O artista

Com múltipla formação nos campos das Artes Plásticas, restauração e educação, um dos artistas mais respeitados desse meio e que nos últimos anos tem sido objeto de pesquisas historiográficas, de publicações e catalogação de suas obras, Attilio Colnago é de São Domingos do Norte (1955), graduado em Artes Plásticas (Universidade Federal do Espírito Santo, 1977), especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete e Esculturas Policromadas sobre Madeira (Universidade Federal de Minas Gerais, 1989) e mestre em Teoria da Arte, área de Patrimônio e Cultura (Ufes, 2011).

SERVIÇO
Até: 22 de março
Terça a sexta, das 8 às 17 horas
Sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas
Espaço Cultural Palácio Anchieta
Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória - ES



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992