NOTICIAS


Publicado em 12/12/14 - Atualizado em 21/07/15


Instituto Sincades viabiliza a restauração de esculturas da escadaria Bárbara Lindenberg

Algumas peças foram danificadas durante as manifestações sociais de 2013 e outras sofreram desgastes em função da ação do tempo.

Com grande importância cultural e histórica para o Espírito Santo, as esculturas da escadaria Bárbara Lindenberg, localizadas em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, passaram por restauração e foram entregues à população. O conjunto consiste em seis obras no total: quatro mulheres, que representam as estações do ano, e uma fonte de água com um menino em cima de um golfinho estilizado. A recuperação foi viabilizada pelo Instituto Sincades, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) e com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Algumas peças foram danificadas durante as manifestações sociais de 2013 e outras sofreram desgastes em função da ação do tempo.

O processo de restauração durou seis meses e foi realizado pelo artista plástico Rafael João Rodrigues, formado em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e especializado em restauração de fachadas. Rafael ressalta que foi um processo complexo e precisou ir à Itália, país de origem do mármore das esculturas. “Tivemos muitas dificuldades, principalmente devido à falta de informação fotográfica das obras. No processo de restauração, fizemos o molde de argila das peças a serem restauradas, transformamos em gesso, e levamos para a Itália, onde esculpimos uma cópia das peças em mármore Carrara.”

Escadaria Bárbara Lindenberg

Construída há mais de 120 anos, no Governo de Jerônimo Monteiro, a escadaria ficou conhecida por muito tempo como Escadaria do Palácio Anchieta. As estátuas que decoram o local possuem expressivo valor artístico, histórico e cultural para o Espírito Santo.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992