NOTICIAS


Publicado em 03/12/14 - Atualizado em 21/07/15


Cinco mil alunos de 15 escolas públicas participam de cursos sobre ética e mercado de trabalho

As escolas que participaram dos programas ficam localizadas em áreas atendidas pelo Estado Presente

Com o objetivo de estimular os jovens a permanecerem na escola e a desenvolverem uma postura ética no mercado de trabalho, em 2014 o Instituto Sincades, junto à Secretaria de Estado da Educação (SEDU), viabilizou a aplicação de projetos em escolas da rede estadual de ensino. No total, quase cinco mil alunos que estudam em 15 escolas localizadas nos aglomerados do Programa Estado Presente foram atendidos pela equipe da Junior Achievement.

O trabalho é desenvolvido por meio de dois programas. O ‘Vamos falar de ética’ é voltado para alunos do primeiro ano do Ensino Médio e aborda os desafios do mercado de trabalho e a realidade do dia-a-dia. Já o ‘Vantagens de permanecer na escola’ tem o objetivo de combater a evasão escolar e mostrar ao aluno a importância de continuar na escola. O intuito é fazer com que o aluno participe das discussões, faça perguntas e exponha a opinião.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Romulo Castelo, localizada em Carapina, na Serra, Sandra Maria Vaz Silva Trindade, destaca a necessidade de investir na formação dos alunos. "A função da escola não é só levar o conteúdo dos livros. Temos que formar cidadãos críticos, éticos e conscientes. A escola tem que ser o lugar em que o aluno pode discutir sua realidade e buscar transformações.", afirma.

Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, que tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. No Brasil, mais de 3 milhões de alunos já foram beneficiados. As atividades se desenvolvem através de programas educativos aplicados através de parcerias com escolas e voluntários. A instituição está presente em mais de 100 países e, no Espírito Santo, capacitou, diretamente, 130 mil jovens empreendedores.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992