NOTICIAS


Publicado em 10/11/14 - Atualizado em 21/07/15


Orquestra do Cazaquistão se apresenta para mil alunos de escolas públicas

Formada por 62 integrantes, a orquestra foi formada há mais de 50 anos, em 1958.

Mil alunos da rede estadual e municipal de ensino de Vila Velha se reuniram no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica do Cazaquistão, que esteve pela primeira vez no Espírito Santo nesta sexta-feira (07). O concerto, que faz parte do projeto “Cultura na Escola 2014: Concertos Internacionais” também foi apresentado gratuitamente para o público e teve o apoio cultural do Instituto Sincades, que investe no acesso gratuito à cultura.

A Orquestra, formada em 1958, possui 62 integrantes e é prestigiada em vários países, como Alemanha, França, Estados Unidos, Rússia e Cuba. O regente, Rakhimzhan Baspaev, começou na música em 1984 e possui Doutorado em piano e violoncelo. Já a violinista solista, a jovem Galya Bisengalieva, é formada no Royal Academy of Music, em Londres, e iniciou a carreira musical aprendendo a tocar violino, aos cinco anos.

A professora de Artes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hosana Salles, de Cachoeiro de Itapemirim, Josilânia Lima dos Santos, afirma que viajou quase cinco horas para levar 40 alunos do Ensino Médio para assistirem a apresentação do Concerto. Segundo ela, após selecionarem os alunos, o tema foi abordado em sala de aula. "A importância deles assistirem o espetáculo é o enriquecimento cultural e a motivação que sentiram vendo uma apresentação de nível internacional", destacou.

Após a apresentação, o maestro responsável pela apresentação, conversou com os alunos por meio de um tradutor e falou da experiência de conduzir uma orquestra especialmente para jovens. "É mais fácil tocar música vendo a energia que vem do coração dos jovens. Eu gostaria de pedir que vocês se dedicassem à música para que um dia possam ser músicos profissionais e tocar no Cazaquistão para nós assistirmos", finalizou.

 “Esta é uma grande oportunidade para os capixabas assistirem a um espetáculo de prestígio internacional, com músicos de alto nível. Além disso, os alunos da rede estadual de ensino tiveram a possibilidade de aprender elementos da música clássica e ter contato com grandes nomes do meio. O Instituto Sincades apoia espetáculos como este no intuito de levar à população o acesso gratuito à cultura”, ressalta o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.

O evento foi realizado pela Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS), com direção artística de Gracinha Neves e tem o apoio cultural é do Instituto Sincades, da Fundação Jônice Tristão, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha e do Governo do Estado.

 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992