NOTICIAS


Publicado em 14/11/14 - Atualizado em 21/07/15


Evento voltado para a literatura marca o lançamento de 20 obras de autores capixabas

A solenidade reuniu sociedade capixaba que também conheceu a Biblioteca Virtual e os vencedores do 6º Concurso Literário

A noite desta quinta-feira (13) foi marcada por um sentimento de satisfação e contentamento para os escritores e para a literatura capixaba. Em cerimônia realizada na Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em Vitória, o Instituto Sincades comemorou, junto ao Governo do Estado, os bons tempos da literatura e entregou ferramentas para aumentar a difusão da leitura na sociedade, como a segunda unidade da Biblioteca Móvel e a doação de um scanner planetário super moderno para digitalização de obras de domínio público.

O evento teve seu início pelo anúncio dos vencedores do 6º Concurso Literário, promovido pelo Instituto Sincades, que busca incentivar a prática da leitura e da escrita entre os atacadistas e distribuidores das empresas e seus filhos. Os primeiros colocados de cada categoria receberam de presente uma viagem cultural para São Paulo, entregue pelas mãos do governador do Estado, Renato Casagrande e pelo presidente do Sincades e Instituto Sincades, Idalberto Moro. Também prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, o secretário estadual de cultura, Maurício da Silva, o secretário estadual de educação, Klinger Marcos Barbosa Alves e o presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro.

Em seu discurso, o governador do Estado, Renato Casagrande parabenizou o Instituto pela iniciativa e os pais das crianças e jovens ganhadoras do concurso. “A família, como alicerce da caminhada de qualquer ser humano é o maior bem que uma criança pode ter. Então, parabenizo aos pais, mães e responsáveis de todas as crianças que participaram deste concurso, pois são os incentivadores no processo de aprendizagem e desenvolvimento da escrita. E, claro, parabéns aos vencedores e continuem tendo fome de ler e de escrever”, ressaltou.

Idalberto Moro, presidente do Sincades e do Instituto Sincades, afirmou que a concretização deste evento é, sem dúvidas, um momento de grande satisfação. “Em seis anos de atividades, conseguimos lançar 120 livros e, para a literatura capixaba, isso é algo inédito e bastante relevante. O Instituto tem o papel de incentivar a prática da leitura e da escrita e o Concurso Literário consegue alcançar esse objetivo dentro das empresas atacadistas e distribuidoras, despertando nos funcionários a busca pelo conhecimento”, revelou.

Para o autor do livro de poemas Inventário dos Olhos, Rodrigo Leite Caldeira, a literatura produzida no Espírito Santo não deixa nada a desejar para literatura de lugar nenhum. “Temos no Estado autores muito bons e eventos como este contribuem para trazer público leitor de qualidade que não está vinculado à academia. Além disso, estimula quem gosta de ler a procurar autores capixabas e dá a chance de um desconhecido que está começando a se inserir no meio, de ser lido”, disse.

Editais de Cultura da Secult

No evento, foi realizado o lançamento de 16 livros e uma revista, contemplados pelos editais da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult), que anualmente vem contando com a parceria do Instituto Sincades.

Biblioteca Móvel

O Instituto também realizou a entrega de mais uma unidade da Biblioteca Móvel. O projeto, que incentiva a leitura em comunidades em vulnerabilidade social, teve início no ano passado e possui aproximadamente mil usuários cadastrados, de oito bairros da Grande Vitória. Com a nova unidade, equipada com oito exemplares de cada um dos 257 títulos, totalizando 2056 livros, o projeto ampliará significativamente o seu alcance.

Biblioteca Virtual

Lançado no evento, o site da Biblioteca Virtual (www.secult.es.gov.br/biblioteca) conta com 54 obras dos séculos XIX e XX, digitalizadas pelo scanner planetário. O equipamento de alta tecnologia irá digitalizar obras da Biblioteca Pública Estadual, começando pelos livros raros e levando o acesso a essas relíquias a nível internacional.

Biblioteca Estante Livre

No dia 12 de novembro, a comunidade de Pontões, em Afonso Cláudio, estava em festa com a inauguração da primeira unidade da Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades. Com o tema "O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica", o projeto visa incentivar a leitura em comunidades rurais de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. As estantes ficam abertas 24 horas, todos os dias do ano e não é necessário cadastro ou auxílio de intermediários para retirar o livro.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992