NOTICIAS


Publicado em 26/09/14 - Atualizado em 21/07/15


Instituto Sincades realiza exposição com obras de artistas capixabas

A Expoarte 2014 faz parte do programa “Poéticas da Tridimensionalidade: realidade e novas perspectivas”, lançado pelo Instituto no mês de agosto.

Nesta quinta-feira (25), o Instituto Sincades iniciou um importante projeto de apoio e valorização da cultura capixaba. A “Expoarte 2014: Resistência e Transgressão” está aberta ao público no espaço da Casa Cor ES até o dia 11 de novembro e apresenta 14 obras tridimensionais de dez artistas plásticos. São doze trabalhos de artistas capixabas e dois de um do Rio de Janeiro. Elas estão expostas em um espaço de 184 m², com a curadoria da professora Almerinda Lopes.

Entre os artistas que participam da exposição, destacam-se o capixaba Maurício Salgueiro,  artista homenageado, e o carioca José Bechara, convidado para expor dois trabalhos. Os artistas locais que expõem trabalhos tridimensionais são: Penithencia (Wedson Paulino Filho), Rosana Paste, Hilal Sami Hilal, Dan Mendonça, Kyria Oliveira, Sandro Novaes, Vilar (José Carlos Vilar) e Nilson Camizão.

O Presidente do Instituto Sincades destaca a importância do desenvolvimento de ações de valorização dos artistas capixabas. “Esta mostra reúne uma parte dos principais artistas plásticos do Espirito Santo, cuja arte é reconhecida em todo o País”, completa.

Programa Poéticas da Tridimensionalidade

A Expoarte 2014 faz parte do programa “Poéticas da Tridimensionalidade: realidade e novas perspectivas”, lançado pelo Instituto no mês de agosto como parte das comemorações pelos seus seis anos de atividades. O programa prevê um conjunto de ações que pretendem proporcionar visibilidade local e nacional, além de promover as artes plásticas capixabas. Palestras, debates, mesas redondas, circuitos e exposições envolverão os artistas locais, jovens talentos, artistas renomados locais e nacionais, galerias, ateliês e a academia. 

Para Almerinda, a arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, história, cultura e desconstruir a realidade tradicional, representando-a da forma como ele compreende o mundo. “É nessa perspectiva que o programa abraça os artistas capixabas, incentivando a produção tridimensional no Estado e abrindo espaços para os conterrâneos conhecerem os talentos locais”, explica.

Kyria Oliveira, artista plástica e também expositora, faz parte do programa desde a sua encubação e divide a coordenação do programa com Almerinda Lopes. Ela destaca que a escultura contemporânea se apresenta cada dia mais híbrida e sobre múltiplas plataformas. “Participar de um projeto que possibilita a troca de experiência e novas vivências no campo tridimensional é uma oportunidade ímpar para o escultor capixaba”, relata.

Seis anos de apoio à cultura 

No mês de agosto, o Instituto Sincades completou seis anos de atividades. Criado e mantido pelo segmento atacadista e distribuidor capixaba, o Instituto firmou-se como grande apoiador e realizador de projetos culturais. Nesse período, os mais de 400 projetos que tiveram a sua participação beneficiaram ou envolveram diretamente mais de um milhão de pessoas.

Com atuação marcada em todas as atividades culturais, o Instituto investe recursos próprios em projetos que têm como premissa o acesso amplo e gratuito e a inclusão social por meio da cultura. Assim, milhares de jovens participam de oficinas de formação e capacitação, e grupos musicais, teatrais, folclóricos e de dança se apresentam nos grandes palcos do Estado. 

O restauro de prédios históricos, tombados pelo Patrimônio Cultural tem recebido investimentos significativos. São sete obras que estão exigindo mais de R$ 8 milhões, todos com recursos próprios da entidade. O maior deles vai resultar na transformação do antigo prédio da Assembleia Legislativa na sede da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), considerada atualmente uma das cinco melhores do País.

SERVIÇO:
Expoarte 2014: Resistência e Transgressão 
Local: Casa Cor ES (Shopping Mestre Alvaro)
Data: 26 de setembro a 11 de novembro 
Horário: terça a sexta-feira, de 15 às 22 horas; sábados e feriados, de 13 às 22 horas;
domingos, de 13 às 21 horas



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992