NOTICIAS


Publicado em 23/09/14 - Atualizado em 21/07/15


"Todas as Faces de Maria": Exposição em homenagem a mulheres negras tem o apoio do Instituto Sincades

A mostra faz parte da programação da 8ª Primavera dos Museus e do lançamento do Plano Juventude Viva em Vitória e tem parceria do Instituto Sincades.

Representante da força e da identidade de boa parte das mulheres negras do Espírito Santo e do Brasil, a líder quilombola Maria Laurinda Adão é tema da exposição "Todas as faces de Maria", aberta ao público a partir desta terça-feira (23) até o dia 1º de dezembro, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória. A mostra faz parte da programação da 8ª Primavera dos Museus e do lançamento do Plano Juventude Viva em Vitória e tem parceria do Instituto Sincades.

A exposição apresenta os registros fotográficos dos seus últimos seis anos, um documentário, produzido em 2012, que apresenta o dia-a-dia da caxambuzeira, e um livro-documentário. Também será produzido um catálogo, previsto para ser lançado em novembro. O objetivo é homenagear todas as mulheres negras brasileiras através de Maria Laurinda, grande personalidade da cultura capixaba.

As fotos mostram a homenageada em sua casa, na lavoura, com flores no cabelo e saia rodada. A mostra traz também escritos nas paredes, falas de Maria Laurinda e depoimentos das pessoas que trabalharam na produção do documentário.

Também tem destaque na mostra o espaço representando o Centro Espírita em que Maria Laurinda atua como mãe de santo. No cenário da exposição, também foi feito um altar com a imagem de São Jorge com velas em volta. Durante a abertura do evento, foi feita uma apresentação do Grupo de Caxambu Santa Cruz, da comunidade quilombola de Monte Alegre.

A homenageada

Maria Laurinda nasceu no dia 03 de junho de 1943, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, Distrito de Pacotuba, município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Como parteira, coveira, mestra de Caxambu, mãe de santo, líder comunitária, mãe e avó, está sempre à frente nas lutas por melhores condições de vida para o seu povo.

Mãe solteira, ela enfrentou preconceito e abandono da própria família, além do desafio de criar sua primeira filha sozinha. Sem se deixar vencer pelas dificuldades, guiou-se pelos jongos de liberdade que lhe ensinaram a seguir com coragem, vencendo bravamente cada etapa da vida. Generosa, compartilha sua experiência de vida no exercício pleno da cidadania ao participar de diversos conselhos e movimentos em favor da mulher e da defesa da cultura popular. 

SERVIÇO:
Exposição "Todas as faces de Maria"
Abertura: terça-feira (23), às 19 horas
Visitação: até 1º de dezembro. Terça a sexta, das 9 às 17 horas, sábados e domingos, das 12 às 16 horas
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - Avenida República, 121, Centro
Informações: (27) 3222-4560 / mucane@vitoria.es.gov.br



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992