NOTICIAS


Publicado em 19/09/14 - Atualizado em 21/07/15


Instituto Sincades estimula artistas capixabas com programa de valorização das artes plásticas

O primeiro projeto do programa é a Expoarte 2014, realizada entre os dias 26 de setembro e 11 de novembro.

O Instituto Sincades lançou em agosto, no Palácio do Café, em Vitória, um amplo programa de promoção e valorização das artes plásticas capixabas. O “Poéticas da Tridimensionalidade: realidade e novas perspectivas” será realizado ao longo de dois anos e tem a coordenação da professora Almerinda Lopes e da artista plástica Kyria Oliveira. O lançamento faz parte da comemoração pelos seis anos do Instituto Sincades. 

O objetivo do programa é proporcionar uma visibilidade local e nacional, agitar o cenário das artes plásticas no Espírito Santo, estimular e promover os artistas locais e jovens talentos, envolvendo também artistas renomados do Brasil, galerias, ateliês e a academia.

O primeiro projeto do programa é a Expoarte 2014, que será realizada entre os dias 26 de setembro e 11 de novembro, durante a Casa Cor ES, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Estão previstas também palestras, debates, mesas redondas, intercâmbio, circuitos e exposições, que serão realizadas até 2016. 

“Este programa nasceu da vivência do Instituto ao longo desses seis anos de atividades. Percebemos que há uma grande produção de qualidade no campo das artes plásticas e, também, de uma demanda por parte dos artistas por mais espaços. Criamos um programa, que será coordenado por duas grandes especialistas e que, tenho certeza, será um sucesso”, ressalta o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.

EXPOARTE 2014

Em um espaço de 184 m², dez artistas mostram suas obras tridimensionais em um ambiente requintado, especialmente projetado pela arquiteta Áurea Lígia Miranda Bernardi. Com curadoria da professora Almerinda Lopes, a mostra “Expoarte 2014: Resistência e Transgressão” apresenta 14 obras tridimensionais.

Na exposição, o espectador poderá contemplar obras de Penithencia (Wedson Paulino Filho), Rosana Paste, Hilal Sami Hilal, Dan Mendonça, Kyria Oliveira, Sandro Novaes, Vilar (José Carlos Vilar), Nilson Camizão, Maurício Salgueiro (artista homenageado) e José Bechara (artista convidado, RJ).

A professora Almerinda Lopes que, além de Coordenadora do Programa também é curadora da exposição, adianta o que os visitantes podem esperar da exposição. “O espectador poderá ver um projeto expográfico inovador e a reunião de obras de diferentes linguagens que não se tem a oportunidade de enconttrar aqui no Estado. Veremos diferentes linguagens da tridimensionalidade, que convivem no Espírito Santo”, O programa, desenvolvido pelo Instituto Sincades, visa ainda inserir novos artistas no circuito capixaba de arte e dar visibilidade à produção destaca. Ela complementa, ainda, dizendo que esta é grande uma oportunidade para os capixabas conhecerem os talentos locais.

Quem é Almerinda Lopes? 
Almerinda Lopes é Doutora em Linguagens Visuais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Universidade de Paris I e Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É professora da graduação em Artes no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e no Programa de Pós-Graduação em Artes.

Quem é Kyria Oliveira?
Kyria Oliveira é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Escultora e artista experimental, elegeu o material que chama de bastardos, que são descartados, ou reciclados, como fonte de sua pesquisa escultórica, tendo como tema recorrente o estudo da casa e do morador. Trabalhou por mais de seis anos como curadora do Espaço Cultural Yázigi Vitória. Ela divide com Almerinda a coordenação do programa Poéticas e também participa com uma obra na Expoarte 2014.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992