NOTICIAS


Publicado em 02/09/14 - Atualizado em 21/07/15


Instituto Sincades abre exposição de Attílio Colnago no Palácio Anchieta

O acervo apresenta variedades da produção artística do artista, desenvolvida nos últimos trinta anos no Espírito Santo.

Investindo no acesso gratuito à cultura e incentivando cada vez mais os artistas capixabas, o Instituto Sincades oferece mais uma opção de lazer para o público do Espírito Santo. A exposição "O Encantado", que reúne pinturas e desenhos do artista plástico Attílio Colnago, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (01) e está aberta ao público a partir desta terça-feira (02) até o dia 02 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. A entrada é gratuita.

A exposição tem o objetivo de efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos pelo artista Attílio Colnago. O acervo apresenta variedades da produção artística do artista, desenvolvida nos últimos trinta anos no Espírito Santo.

Durante a abertura da exposição, o Presidente do Instituto, Idalberto Moro, destacou as ações desenvolvidas com foco nas ações sociais e culturais, garantindo para o público em geral o acesso à cultura.

O artista plástico Attílio Colnago destacou a importância do projeto para sua carreira, uma vez que o Palácio Anchieta é hoje o maior espaço cultural, em termos de visitação e estrutura, do Espírito Santo. “Ter uma exposição deste nível, com essa infraestrutura e expectativa de público é, com certeza, o ápice da carreira de qualquer artista. É o retorno de que estou no caminho certo”, destacou.

O artista 

Com múltipla formação nos campos das Artes Plásticas, restauração e educação, Attílio Colnago é cidadão de São Domingos do Norte (1955), graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1977, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete e Esculturas Policromadas sobre Madeira e mestre em Teoria da Arte, área de Patrimônio e Cultura. Ele realiza um trabalho de restauração em obras de arte no Centro de Artes da UFES, coordena o núcleo de restauração desde 1990 e restaura pinturas, esculturas em madeira e acervos em papel. As peças restauradas são acervos particulares, de instituições públicas municipais e estaduais.

Instituto Sincades

O Instituto Sincades proporciona, anualmente, a milhares de capixabas o acesso gratuito a diversas atividades culturais, como exposições, mostras, espetáculos, teatros, concertos e vários outros. De grandes clássicos infantis a exposições internacionais, o Instituto Sincades está sempre presente ao projetar positivamente o Estado em todo o país e consolidar a principal característica da nossa identidade cultural: a diversidade. Desde sua criação, em 2008, o Instituto já executou aproximadamente 475 projetos (incluindo os concluídos e em andamento) e já beneficiou mais de um milhão capixabas.

SERVIÇO:
Período: de 02 de setembro a 02 de novembro de 2014
Visitas: terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas
Endereço: Espaço Cultural Palácio Anchieta. Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória, ES

Agendamento de visitas, palestras e oficinas:
Telefones: (27) 3636-1032 / (27) 3636-1048
E-mails: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br / agendamento.palacio@gmail.com



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992