Publicado em 04/02/13 - Atualizado em 04/02/13

Relatório de atividades destaca ações do Instituto Sincades

Publicação reúne os números e projetos apoiados em quatro anos de existência da instituição.

O Instituto Sincades completou, ao final de 2012, quatro anos de existência. Ao longo desse período, mais de 800 mil pessoas participaram e foram beneficiados diretamente pelos projetos realizados em parceria com o Governo do Estado. Foram realizadas 26 exposições, 31 livros foram publicados e mais de 8 mil artistas, a maioria capixabas, foram contratados ou participaram dessas atividades.

“Esses são alguns números que representam, quantitativamente, a contribuição do segmento atacadista e distribuidor para os capixabas”, ressalta o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.

Moro destaca, ainda, a iniciativa dos atacadistas capixabas, totalmente inovadora, sem precedentes, onde um segmento destina recursos significativos para a área cultural.

“São projetos que atingem diretamente toda a sociedade capixaba, tanto os expectadores quanto os artistas locais e a cadeia produtiva capixaba. A atuação do Instituto Sincades é democrática. Apoiamos grandes espetáculos e exposições internacionais, e também viabilizamos projetos voltados a minorias como as comunidades tradicionais e os grupos de folclore capixabas. Essas últimas são ações que nem sempre o poder público tem os recursos disponíveis. O Instituto Sincades veio para somar”, justifica.

O resultado desses mais de quatro anos de existência do Instituto Sincades foi apresentado, juntamente com o lançamento do Relatório de Atividades 2008-2012 da instituição, numa reunião do Conselho Estadual de Cultura, realizado no último dia 21 de janeiro. Na ocasião, o Governo do Estado apresentou o Contrato de Competitividade N° 15 (Compete 15), que foi assinado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades).

A apresentação do Governo e do Instituto foi importante para dirimir dúvidas sobre os modelos operantes nos encaminhamentos dos projetos, nas origens dos recursos e nas ameaças de reforma tributária, que poderão impedir a continuidade deste modelo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades