NOTICIAS


Publicado em 27/09/12 - Atualizado em 27/09/12


Aberto 2º Seminário de Patrimônio Cultural

De setembro até dezembro, municípios capixabas serão as sedes de debates sobre os cuidados e formas de proteção do patrimônio cultural.

Para estimular a conscientização e a implementação de estratégias voltadas para a preservação do patrimônio, está sendo realizado o Seminário Patrimônio Cultural e Riscos. De norte a sul do Espírito Santo estão acontecendo palestras e debates com a presença de especialistas para discutir essa temática junto com representantes de instituições públicas, pesquisadores, educadores e população em geral.

O primeiro desses encontros foi no Palácio Anchieta, em Vitória. Na sequência, os municípios capixabas de Conceição da Barra, Colatina, Santa Leopoldina, São Mateus, Muqui e Mimoso do Sul sediarão o Seminário. Essa mobilização e ampla discussão, que será até dezembro, faz parte do processo de construção de um programa estadual de educação patrimonial cuja implementação garantirá a preservação da memória e a valorização da identidade capixaba.

A subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural do Espírito Santo, Joelma Consuêlo Fonseca e Silva, explica que a necessidade de estratégias para a proteção patrimonial foi percebida de maneira emergencial com as enchentes ocorridas no estado no final do ano de 2011. "Alguns museus, por exemplo, sofreram com as enchentes e até foram alagados, enquanto outros tiveram os acervos prejudicados devido à má conservação dos edifícios", conta a subsecretária.

A partir do levantamento prévio da situação atual dos meios de preservação existentes ainda foram identificados problemas relacionados ao patrimônio material. Grande parte dos bens móveis que constitui acervo de bibliotecas, museus, arquivos públicos e patrimônios edificados no estado não está inventariada ou digitalizada. Isso dificulta a recuperação de informações e implica em risco para a memória.

A paisagem cultural, tema bastante discutido no estado durante o ano de 2012, também precisa de normas e de mecanismos que evitem sua descaracterização. A maioria dos pequenos municípios, por exemplo, não possui sua própria brigada de incêndio o que os torna dependentes da unidade do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas.


Calendário - Seminário Patrimônio Cultural e Risco

29/09/2012 - Conjunto Histórico Nossa Senhora da Conceição / Salão Paroquial São Daniel Combini - Conceição da Barra
27/10/2012 - Sítio Histórico de Itapina / EEMF Maria Ortiz - Colatina
10/11/2012 - Sítio Histórico de Santa Leopoldina / Centro de Referência em Assistência Social - Santa Leopoldina
24/11/2012 - Sítio Histórico do Porto de São Mateus - São Mateus
08/12/2012 - Sítio Histórico de Muqui / Salão Paroquial da Matriz São João Batista - Muqui
09/12/2012 - Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana / Casa de Câmera e Cadeia (Clube Recreativo) - Mimoso do Sul



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992