NOTICIAS


Publicado em 02/05/12 - Atualizado em 02/05/12


Palácio Anchieta abre as portas para Exposição “Mestres Franceses”

A exposição “Mestres Franceses” foi lançada oficialmente na quinta-feira (26) em um coquetel para convidados, na sede do Governo do Estado. A mostra está exposta no Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, entre os dias 27 de abril e 10 de junho e traz ao estado 131 gravuras originais de quatro artistas franceses: Edouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Fernand Léger e Marc Chagall .

A Exposição, realizada pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Sincades, é uma oportunidade única para o público capixaba experimentar gratuitamente os traçados de desenhos dos artistas que contribuíram para o desenvolvimento de movimentos vanguardistas em nível internacional.
Durante o evento de lançamento, o governador do estado, Renato Casagrande, destacou a importância da realização da exposição para o Espírito Santo e principalmente para os estudantes capixabas. “É uma alegria essa parceria de trazer obras dos ‘Mestres Franceses’ para os capixabas e também por estarmos conectando a realização da mostra com as escolas. A exposição é um estímulo para a nossa rede de ensino, já que promove aprendizado cognitivo sobre arte”, ressaltou.
O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, enfatizou o momento importante que a cultura do estado vem passando. “O Espírito Santo está definitivamente no circuito de exposições nacionais e internacionais. Podemos afirmar que os capixabas são multiplicadores de conhecimento sobre arte, os números de visitantes comprovam isto. No ano passado, 70 mil pessoas prestigiaram as exposições do Palácio Anchieta, que está preparado e investiu para receber as obras de arte. Hoje, os grandes expositores têm confiança em trazer uma mostra desse porte para o Espírito Santo”, diz.
O Governador, também destacou o fato de o Espírito Santo ter recebido várias exposições internacionais nos últimos anos, como as mostras dedicadas a Leonardo da Vinci, Michelangelo, Mestres Espanhóis e Modigliani, e neste ano, o Espírito Santo tem o privilégio de receber os precursores da arte moderna mundial. “É uma honra trazermos exposições tão importantes para que o povo capixaba possa desfrutar desse momento cultural. Isso é democratizar o acesso à cultura ao público do Espírito Santo de forma gratuita”, enfatiza.

Também estiveram presentes o Secretário de Estado da Cultura, “Frei Paulão”, a Presidente da Comissão de Cultura, Luzia Toledo, o Subsecretário de Cultura do Estado, Erlon Paschoal, a Subsecretária de Patrimônio Cultural, Joelma Consuelo Fonseca e a diretoria da Rede Gazeta.


Serviço:
Exposição “Mestres Franceses”
Período: 27 de abril a 10 de junho.
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira – das 09h às 17 horas; Sábado - das 10 às 17 horas; Domingo das 10 às 16 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta – Centro de Vitória
Entrada gratuita
Agendamento para grupos:
Pelo telefone: (27) 3636-1032 – (27) 3636-1048
Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Mais informações: 3315-7071



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992