NOTICIAS


Publicado em 19/03/12 - Atualizado em 19/03/12


Instituto Sincades e Governo do Estado formalizam parcerias para a inclusão social

O Governo do Estado do Espírito Santo e o Instituto Sincades de Ação Social e Cultural formalizaram um conjunto de parcerias na noite do ultimo dia 14, durante reinauguração da sede do Sincades.

O Instituto Sincades e a gestão estadual possuem diversos projetos conjuntos em andamento, voltados à inclusão social, difusão cultural, preservação histórica, dentre outros. O presidente da instituição, Idalberto Moro, fez um pequeno balanço da atuação do Instituto durante a cerimônia.

Dentro do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, do Governo do Estado, criado para reduzir a criminalidade, o Instituto Sincades está promovendo aulas de iniciação à música para 1.800 alunos em áreas de vulnerabilidade social de cinco regiões identificadas pela Secretaria de Segurança Pública.

“Estamos usando a cultura e o esporte como instrumentos para fortalecer a cultura da paz no Espírito Santo, para reduzir a intolerância e livrar as nossas crianças e adolescentes do risco social e mantê-las longe das drogas. O Instituto Sincades é um grande colaborador nesse trabalho”, afirmou o governador.

As escolas Mário Gurgel, de Vila Velha; Ewerton Montenegro, de Viana; Escola Zaira Manhães de Andrade, de Cariacica; Vila Nova de Colares, da Serra, e Elza Lemos Andreatta, de Vitória são contempladas pelo projeto.

Os inscritos terão aulas de Sensibilização, Violão, Canto Coral, Percussão e Flauta-doce. Não será necessário possuir os instrumentos, já que serão emprestados pelo Governo do Estado.

O projeto tem enfoque sociocultural, com base no ensino coletivo da música, visando a potencialização de habilidades e a orientação para comportamentos coerentes e adequados, buscando contribuir não só para o aprimoramento da sensibilidade, da criatividade, da motricidade e do raciocínio, mas também para o desenvolvimento das relações interpessoais e a formação do caráter de crianças e adolescentes destas comunidades menos favorecidas.

Estado Presente

O Governo do Estado lançou em maio de 2011 o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.

O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992