NOTICIAS


Publicado em 14/12/11 - Atualizado em 14/12/11


Palácio Anchieta abre as portas para a cultura jovem

Na manhã do dia 07 de dezembro, o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, foi tomado pela cultura jovem capixaba. Na ocasião, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) apresentou os resultados das suas ações ao longo de 2011, exibiu o pré-lançamento da Mostra Meu Lugar e lançou a quarta edição da revista Nós.

 

O evento contou com a presença de jovens de todas as regiões do Estado, gestores públicos e parceiros.  Foi um momento para a sociedade capixaba se inteirar sobre as conquistas e perspectivas dessa rede, formada pela juventude envolvida com o fazer cultural no Espírito Santo.
 
Os vídeos realizados pelos jovens que participaram das oficinas de iniciação audiovisual da Mostra Meu Lugar, projeto inserido no Programa Estado Presente foram exibidos durante a manhã. São curtas-metragens que registram o cotidiano de quatro bairros da Grande Vitória. Em seguida, por meio de um vídeo, foi feita uma exposição das principais atividades desenvolvidas pelo Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ).
 
Implantado no final de 2009, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades, que promove a identificação, a conexão, e a visibilidade das expressões artístico-culturais juvenis do Espírito Santo. Para o subsecretário de Estado da Cultura, Erlon José Paschoal, mesmo com seu pouco tempo de existência, o Programa Rede Cultura Jovem se tornou uma referência importante na vida cultural dos jovens capixabas. "Suas inúmeras ações presenciais, abrangendo a diversidade cultural da juventude, e seu portal de convergência de ideias, opiniões, compartilhamentos e interesses diversos, apontam ricos desdobramentos futuros para este programa transversal do Governo do Estado do Espírito Santo", disse.
 
Algumas ações
 
Os Editais Rede Cultura Jovem são a principal ação de fomento do PRCJ voltada para as iniciativas culturais dos jovens capixabas. Em 2011, 82 projetos, de um total 364 inscritos, foram contemplados pelos Editais. Em sua terceira edição, a Formação Agente Cultura Jovem é outra ação de sucesso do Programa que promoveu a capacitação de 62 jovens articuladores culturais.
 
Para Leandro Reis, contemplado pela Edital Bolsa Cultura Jovem, ter o seu projeto selecionado foi um grande estímulo para sua produção literária e, também, uma grande responsabilidade. "Fazer qualquer tipo de atividade cultural requer disciplina e para o jovem isso pode ser diferente, mas é importante. Ser contemplado foi um empurrão muito grande, principalmente no meu processo de criação", conta Leandro cujo projeto foi a produção de um livro de contos sobre o rock ?n roll.
 
Revista Nós
 
O lançamento e a distribuição da quarta edição da revista Nós encerraram a programação da ação. Essa publicação semestral mantida pelo PRCJ é feita de maneira colaborativa por jovens capixabas. A cada edição, as páginas trazem matérias jornalísticas, críticas culturais, resenhas, ensaios fotográficos que, de alguma forma, tratam da produção artístico-cultural do Espírito Santo.
 
A Nós tem se firmado como um espaço editorial marcado pela experimentação de design gráfico e outros artistas visuais, além de possibilitar o exercício do jornalismo cultural para jovens articuladores. Tal inventividade fez com que a revista Nós ganhasse o Troféu Ouro na categoria Editorial Revista no 3º Prêmio de Incentivo à Criatividade na Produção Gráfica, promovido pela GSA.
 
O fotógrafo Leone Iglesias foi um dos colaboradores da nova edição da Nós e destaca que o maior ganho em participar da revista foi fazer parte de uma produção feita de maneira completamente colaborativa, em que teve a chance de desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo. "Achei muito legal a proposta da revista de falar sobre cultura. Pude conhecer vários trabalhos diferentes nessa área. Foi realmente um trabalho em que todos participaram e esse envolvimento contribuiu para a inspiração das fotos", diz Leone.

 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992