NOTICIAS


Publicado em 22/11/11 - Atualizado em 22/11/11


Itapina ganha museu em 2012

Notícia foi dada à comunidade durante o Seminário de Educação Patrimonial, realizado no distrito

O sítio histórico de Itapina, o primeiro a receber um dos cinco Seminários de Educação Patrimonial, realizados pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com o Instituto Sincades, poderá ganhar, já em 2012, um museu com acervo da escritora capixaba Virgínia Tamanini. Ela viveu no vilarejo entre 1926 e 1949, quando Itapina vivia o seu apogeu econômico. Foi lá, inclusive, onde ela escreveu parte do livro "Karina".

"Para montar um museu existem, basicamente, dois desafios. O primeiro é o motivo. E temos uma ex-moradora reconhecida nacionalmente por sua obra na área da literatura, da música e da pintura. O outro é o acervo. E isso nós também temos disponível e de relativo fácil acesso", explica Joelma Consuêlo Fonseca e Silva, subsecretária de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

A programação se estendeu durante todo o dia de sábado (19.11) e teve início com a palestra do historiador capixaba Fernando Achiamé. Segundo Achiamé, o desenvolvimento da localidade se iniciou, principalmente, após 1907, com a inauguração da estação da Estrada de Ferro Vitória Minas. Com isso, Itapina tornou-se pólo de escoamento do café produzido na região e centro de atração de filhos de imigrantes e fazendeiros de áreas ao sul e de mineiros. "Eles vinham em busca de novas terras", justificou.

O filho da homenageada, Lourenço Fernando Tamanini, retornou ao vilarejo onde viveu dos três aos 26 anos de idade. Em seu relato, destacou as qualidades da mãe, que mãe aprendeu a ler e a escrever sozinha, que criou o primeiro coral de mulheres da região, montou uma peça de teatro com as moças do vilarejo e escreveu um livro quando ainda morava em Itapina. Reconhecida nacionalmente, foi na região que Virginia Tamanini escreveu parte do livro "Karina". Este livro já foi editado inúmeras vezes, inclusive com uma edição na Itália.

Patrimônio histórico

O sítio histórico de Itapina foi o primeiro a receber um dos cinco seminários do programa de Educação Patrimonial, do Governo do Estado. Os demais seminários serão realizados em Santa Leopoldina (20/11), Muqui (26/11) São Pedro do Itabapoana (27/11) e Porto de São Mateus (10/12). Ao final, será realizado o Seminário Estadual de Educação Patrimonial, nos dias 15 e 16, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O objetivo desses seminários é fortalecer o patrimônio cultural do Estado, através de ações preservacionistas, sensibilizando, conscientizando e informando as comunidades residentes nos sítios e no seu entorno.

Para a diretora da Escola Municipal Maria Ortiz, Andréa Raasch, esses seminários são o momento de resgate da história visando o futuro. "Nossos jovens precisam conhecer o passado da sua comunidade para construir o futuro", disse. Para Andréa, a preservação do patrimônio histórico passa pela mobilização da comunidade, da sua mobilização de forma cidadã. "Não podemos ficar esperando os outros fazerem por nós", concluiu.

Estes sítios históricos contemplados pelos seminários concentram boa parte do patrimônio cultural tombado no Estado e representam a identidade cultural capixaba, pois não se resumem a edificações isoladas. "O patrimônio arquitetônico ou edificado convive com o patrimônio imaterial, neste contexto, as edificações, os grupos da cultura popular, o artesanato e a gastronomia, que definem e identificam o patrimônio cultural de cada cidade", explica a subsecretária de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Comunidade rearticulada

A preservação do sítio histórico de Itapina ganhou reforço no último mês de maio, com a reativação da associação de moradores, fruto de uma oficina realizada em abril pela Secretaria Estadual de Cultura, visando o levantamento das demandas das comunidades com vistas à revitalização e preservação do patrimônio histórico. "Em Itapina, percebemos que a comunidade precisava se rearticular e sugerimos que a associação de moradores fosse reativada para dialogar com o poder público e a iniciativa privada. Outro resultado dessas oficinas nos sítios históricos foi a necessidade de realização de um seminário envolvendo educação patrimonial para a compreensão de questões pertinentes de cada sítio", relata Joelma.
 
SERVIÇO
 
1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico de Santa Leopoldina"
Data: 20/11/2011
Local: CRAS - Centro de Referência em Assistência Social
Endereço: Rua Prefeito Hélio Rocha, nº 1.110 - Centro - Santa Leopoldina
Horário: 8h às 17h30
 
1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico de Muqui"
Data: 26/11/2011
Local: Salão Paroquial da Matriz São João Batista
Endereço: Rua Cel Luíz Carlos, nº 55 - Centro - Muqui
Horário: 8h às 17h30
 
1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana"
Data: 27/11/2011
Local: Câmara e Cadeira - Clube Recreativo de São Pedro do Itabapoana
Endereço: Praça da Matriz s/n, São Pedro do Itabapoana - Mimoso do Sul
Horário: 8h às 17h30
 
1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico Porto de São Mateus"
Data: 10/12/2011
Local: Teatro Largo do Chafariz - Sede da Secretaria Municipal de Cultura
Endereço: Porto de São Mateus - São Mateus
Horário: 8h às 17h30



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992