NOTICIAS


Publicado em 21/11/11 - Atualizado em 21/11/11


Estudantes expõem obras sobre as heranças da Itália no Espírito Santo

Os melhores mapas selecionados no concurso de pintura já estão expostos no Palácio Anchieta.

As cores estão estampando as paredes do Palácio Anchieta. A exposição é resultado do projeto “Pinte a Itália no Espírito Santo”, em que foram selecionadas 26 obras pintadas por alunos da rede estadual de diversos municípios do Estado. Os mapas estão expostos na ante-sala da exposição “Modigliani: Imagens de uma vida”. A mostra fica exposta até o dia 18 de dezembro.

O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Setur, da Sedu e da Secult, em parceria com o Instituto Sincades, e foi criado para homenagear o ano da Itália no Brasil e a importância do patrimônio cultural italiano na construção da identidade capixaba. “Para nós do Instituto Sincades é um orgulho imenso apoiar uma iniciativa como essa, os estudantes capricharam muito ao fazerem esses trabalhos. Estão todos de parabéns”, comentou o gerente executivo Dorval Uliana.

Ao todo 30 mil alunos de 12 municípios pintaram seus olhares sobre a história do Espírito Santo, dando cor e vida à cultura italiana no Estado. As pinturas foram feitas em mapas interativos que retratam heranças da Itália no estado, que foram desenhadas pelos artistas Wagner Veiga e Thiago Galavotti.

Três dos 26 trabalhos selecionados ganharam honra ao mérito e receberam como premiação uma máquina fotográfica. “Gostei muito de participar desse projeto e pretendo participar dos próximos. Eu só conseguia pintar a noite depois do trabalho. Valeu o esforço, ganhei minha primeira máquina fotográfica”, disse um dos vencedores, Danielson de Oliveira, 14 anos, de Castelo.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, já faz planos para o futuro das obras. “Quando o período da exposição terminar, queremos circular com essas pinturas por todas as cidades que se envolveram com o projeto. Queremos expandir o acesso a esses trabalhos que mostram todo o orgulho de nossas origens. Esses alunos, quando se debruçaram sobre esses cartazes, conseguiram resgatar a memória de nossos antepassados, demonstrando marcas como fé, garra, solidariedade e compromisso”, disse.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992