NOTICIAS


Publicado em 22/11/10 - Atualizado em 00/00/00


"Sobre Vida" mostra a harmonia entre homem e natureza na arte

A artista plástica Jacqueline Giovannini deu vida à natureza morta e, a partir dela, criou as obras de arte que serão expostas na mostra “Sobre Vida”, na Galeria Francisco Schwarz, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. A exposição, realizada pelo Instituto Sincades, será aberta ao público na próxima terça-feira (23) e ficará em cartaz até o dia 10 de dezembro. O vernissage acontece na próxima segunda-feira (22), às 20h.
 
A ideia é mostrar que a natureza está cada vez mais viva em obras feitas pelas mãos do homem. A exposição vai contar com 50 esculturas, mobiliários e luminárias, com dimensões de 30 centímetros a dois metros, todas da artista plástica Jacqueline, que também é a curadora. 
 
As obras foram produzias a partir de algumas matérias-primas como troncos de árvores mortas que receberam tratamento contra insetos, foram pintados, envernizados e depois moldados, recebendo detalhes em cobre. A essência das obras é essa: através de um novo olhar, transformar a matéria já morta em algo vivo.
 
Visita de escolas
As escolas agendadas para conhecer a Assembleia Legislativa no projeto ‘Escolas na ALES’ também vão ter a oportunidade de visitar a exposição “Sobre Vida”.
 
Na visita, os estudantes conhecem, além da exposição de arte na Galeria Francisco Schwarz, as salas da casa, o funcionamento das sessões, a rádio e a TV Assembleia. Ao término da visita, o responsável pela escola recebe cartilhas que abordam o funcionamento do Poder Legislativo, para exploração do material com os alunos, visando à integração entre o Legislativo e a comunidade escolar.
 
Currículo
Jacqueline Giovannini Costa, mineira de Belo Horizonte, formada em nutrição, tornou-se artista plástica a partir de 1996. Teve aulas com Cícero D´avila, Michael Chaikin, Baz Mehew e Stephane Rouget. Fez cursos em São Paulo, na Inglaterra e na Escócia.
 
Seu trabalho promove um diálogo vivo e verdadeiro com o público. A mistura de material, as curvas delicadas, irregulares, a assimetria das formas, dão um caráter contemporâneo às obras.  Seu estilo é mais pessoal onde o humano e a fantasia se aliam num estilo único. Além disso, sua obra tem um marcado componente de reivindicação social. A artista defende a expressão direta e instintiva do impulso criador do artista onde a liberdade criadora e a expressão pessoal imperam.
 
Serviço:
Exposição "Sobre Vida", da artista plástica Jacqueline Giovannini
Data: 23/11 a 10/12
Visitação: das 8h às 18h
Local: Galeria Francisco Schwartz, na Assembleia Legislativa
Entrada Franca


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992