NOTICIAS


Publicado em 03/11/10 - Atualizado em 00/00/00


Educação patrimonial entra em debate no seminário Patrimônio Cultural

Para viver bem o presente é preciso compreender o passado. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades, e patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), realiza entre domingo (07) e terça-feira (09), o “Seminário de Patrimônio Cultural: educar para preservar”. O evento, que mesclará palestras, visitas guiadas, cursos e debates, acontece no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.

 

O “Seminário de Patrimônio Cultural: educar para preservar” é uma das ações do Programa de Educação Patrimonial, que visa a sensibilizar adultos, adolescentes e crianças para a descoberta, o conhecimento e a preservação de bens aos quais se atribui valor afetivo, estético, histórico ou cultural — por isso, tão importantes para a história da comunidade.

 

Por meio desse Programa, foram realizados, este ano, oito seminários regionais de educação patrimonial dirigidos aos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); aos policiais ambientais e aos professores das Escolas Famílias Agrícolas. Também foi assinado um termo de cooperação entre as instituições envolvidas no processo, e confeccionados e distribuídos folderes educativos.

 

Cartilha Educar para Preservar

 

Na abertura do seminário será lançada a cartilha “Educar para Preservar”, uma publicação que tem como objetivo envolver o poder público e a sociedade civil para garantir a preservação desses bens, que pertencem a toda a sociedade e às gerações futuras.

 

Com linguagem acessível e visualmente atraente, a cartilha servirá para estreitar cada vez mais os laços do patrimônio cultural com a população. São 36 páginas, que trazem informações básicas sobre o que é, para que serve e como funciona a educação patrimonial; sugestões de atividades, jogos educativos, e explicações sobre como identificar e ajudar a preservar um patrimônio cultural.

 

Foram impressos mil exemplares, que serão distribuídos para os policiais ambientais, professores das Escolas Famílias Agrícolas; técnicos do Incaper; para as bibliotecas municipais e Estadual; e secretarias municipais de Educação. Os participantes do seminário também vão ganhar uma cartilha.

 

Mais informações: 

www.secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992