18 de Março a 16 de Maio de 2010    |    13122 beneficiados    |    Exposições


Exposição Rembrandt e a arte da gravura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto SINCADES traz para Vitória a exposição “Rembrandt e a arte da gravura”, que vai encantar os capixabas entre os dias 18 de março e 16 de maio, no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). No Brasil, a exposição holandesa já percorreu as cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e foi visitada por cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A mostra promete mostrar toda a força e a expressividade da gravura nas obras do artista holandês. O acervo apresenta 78 gravuras e uma placa original de impressão de metal de autoria do artista, reunindo auto-retratos, cenas bíblicas, religiosas, retrativas do Novo Testamento, alegóricas e mitológicas, além de nus, paisagens, retratos de rostos e bustos, todas vindas do Museu Casa Rembrandt, em Amsterdã.
 
Em uma mostra que apresenta gravuras representativas de toda a evolução do artista, os visitantes poderão desfrutar e compreender o que o genial Rembrandt fez ao longo de uma vida de talento. As respostas brotam principalmente quando se percebe que Rembrandt via a gravura como uma arte completamente independente da pintura. Para ele, a gravura era muito importante. Tanto que, até o século XIX, ele era muito mais conhecido mundialmente como gravador.

O artista foi o maior pintor que a Holanda já teve, mas só foi reconhecido no século XIX. Entre 1632 e 1633 ele produziu cerca de 50 retratos, um número impressionante. Rembrandt era requisitado pelos burgueses enriquecidos que desejavam se ver eternizados nas paredes de suas casas. 
  
Ciclo de palestras
Para aproximar as obras de Rembrandt da produção contemporânea de gravuras, será realizado um ciclo de palestras gratuitas sobre o tema. A primeira será no dia 19 de março, às 18 horas, no auditório do Maes. Num primeiro momento, o palestrante Pieter Tjabbes, curador da exposição vai falar sobre a relação entre o artista e o Século de Ouro na Holanda. Já Carlos Martins, especialista em gravuras, vai ministrar a palestra “A Construção da imagem na gravura de Rembrandt". Ao final, os participantes vão acompanhar uma visita guiada.

Já a segunda palestra será no dia 20 de abril, às 19 horas, também no auditório do Maes. Desta vez, a palestra ficará a cargo de Maria Helena Lindenberg, artista plástica com especialização em gravuras, e Fernando Gomes, responsável pelo laboratório de gravuras da Ufes. As vagas são limitadas.
 
Programação paralela
Durante a exposição, atividades paralelas serão realizadas com os visitantes, como o workshop “Auto Retratos: animação com flipbook”. Cada participante terá imagens captadas do próprio rosto, que serão estampadas num livreto. Ao ser rapidamente folheado, as gravuras darão a ilusão de movimento e animação. O workshop será ministrado nos finais de semana e não é necessário fazer inscrição prévia.
Além disso, os arte educadores de escolas de todo o estado são convidados a participar dos “Encontros de Arte Educação”. O objetivo é incentivar a formação, visitação e envolvimento dos professores para a disseminação das obras de Rembrandt e da exposição nas atividades pedagógicas. As atividades serão realizadas uma vez por semana, durante a mostra, com orientação da professora Priscila Chisté. As vagas são limitadas. 
 
Um grupo de adolescentes do Pro Jovem também estão envolvidos com obras de Rembrandt. Nos dias 26 e 27 de abril eles vão visitar a exposição e, depois, participar de uma oficina de serigrafia, um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um puxador numa tela já preparada. Assim, eles vão conhecer as práticas artísticas usadas pelo artista atreladas a um processo artístico contemporâneo. A oficina será ministrada pelos integrantes do projeto “Me Use”, do Coletivo Monográfico.
 
Os integrantes do Instituto TamoJunto, jovens artistas da Grande Vitória, também vão conhecer as obras de Rembrandt. Eles vão assistir a um vídeo sobre a produção contemporânea de grafite e, depois, visitar a exposição. O objetivo é expandir e estimular o envolvimento do jovem da periferia ao mundo da arte. Os encontros serão nos dias 27 de março, 17 de abril e 08 e 15 de maio.