02 a 02 de Dezembro de 2009    |    nenhum beneficiado    |    Literatura


Livro Pedro Palácios

Os capixabas acabam de ganhar mais um presente que tem como pano de fundo um dos maiores nomes da história do estado, Frei Pedro Palácios. O livro homônimo, que conta a sua saga, entre elas a de propulsor da construção de um dos símbolos do Estado, o Convento da Penha, traz ainda toda a trajetória de vida do religioso. A publicação foi editada e impressa com o apoio do Instituto SINCADES e está disponível nas principais livrarias do Estado.

O texto é de Gabriel Bittencourt e a coordenação de Antônio de Pádua Gurgel. O livro é o 27º da colação “Grandes Nomes do Espírito Santo”, que já registrou a história de outras figuras ímpares do estado, como Nara Leão, Maysa, Padre José de Anchieta, Augusto Ruschi, José Carlos Oliveira, João Calmon, D. João Batista da Mota e Albuquerque, Jerônimo Monteiro, Jones dos Santos Neves, Ceciliano Abel de Almeida, Vasco Fernandes Coutinho e Rubem Braga.
 
Confira um trecho do livro:
“Religioso franciscano da província de Arrábida de Portugal, Pedro Palácios nascera em Medina do Rio Seco, na Espanha. Ao chegar à Capitania do Espírito Santo, construiu uma pequena capela, em 1566, no cume do morro vizinho à povoação. Lá, a 154 metros de altitude, colocou uma imagem de Nossa Senhora da Penha, que trouxe consigo na viagem. Com o tempo, os sucessores do frei, a fim de conferir grandiosidade à edificação, foram ampliando a pequena capela até chegar ao aspecto de convento que hoje ostenta."
A imagem de Nossa Senhora da Penha fora encomendada pelo frei a um amigo para que fosse adquirida em Lisboa, Portugal. Esculpida em madeira, com 76 centímetros de altura, a imagem substituiu o painel da santa que Palácios trouxera consigo quando aportara na Capitania do Espírito Santo. "Sua obra pioneira do incentivo à devoção de Nossa Senhora da Penha ficou institucionalizada no Espírito Santo e se tornou a mais importante festa da Igreja Católica da região capixaba", analisa o autor em trecho da obra.

Em terras capixabas, Pedro Palácios ocupou-se também da evangelização da população indígena, africana e dos imigrantes portugueses. "Modesto sempre, no exercício frequente do apostolado, pregava ao povo pelas ruas, doutrinava as crianças nos mistérios da fé, e procurava persuadir a todos para a prática do jejum, da penitência e da confissão, para atingirem aos céus, com perdão de suas culpas. Nesse mister carismático, não esquecia os índios da terra, cuja missão fê-lo transferir-se às terras do Brasil e do Espírito Santo."