Relatório
2008 2014
Menu Principal
Relatório
2008 2014
Clique aqui para começar
Instituto Sincades

Apresentação

O Instituto de Ação Social e Cultural Sincades – Instituto Sincades, foi criado em agosto de 2008. Pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, a entidade é o braço social e cultural do segmento atacadista e distribuidor capixaba. Apoia e realiza projetos culturais e de inclusão sociocultural em todo o Espírito Santo.

Este Relatório sintetiza a contribuição da Instituição em seis anos de atividades. Projetos e ações de toda a sociedade civil foram apoiados, parcial ou integralmente. Artistas, coletivos, jovens, grupos folclóricos, instituições culturais e sociais, iniciativas voluntárias de apoio social e cultural contaram com a contribuição do Instituto Sincades.

Em seis anos, o Instituto Sincades beneficiou, ou contou com a participação, diretamente, de cerca de 1.4 milhão de pessoas, em todas as suasatividades culturais e sociais.

Todos os projetos e ações executadas ou apoiadas pelo Instituto Sincades podem ser encontrados no periódico Instituto Sincades em Revista, na fanpage do Facebook (www.facebook.com/institutosincades), no Instagram (@institutosincades) e no site www.institutosincades.org.br.

Ações de Inclusão Sociocultural

O Instituto Sincades apoia instituições sociais e suas iniciativas de inclusão social. Em seis anos, viabilizou a reestruturação, o aumento e a melhoria na prestação de serviços e a quantidade de pessoas beneficiadas. Integra, assim, uma extensa e importante rede de ajuda mútua e solidariedade.


Milhares de estudantes da rede pública de ensino foram beneficiados com importantes projetos de inclusão, como núcleos de musicalização, capoeira, teatro, empreendedorismo, arte e dança. Também foram feitas doações de terrenos, mobiliários, veículos, apoio para reforma e ampliação da infraestrutura física de instituições sociais, custeio de atividades de capacitação e formação e apoio para a realização de eventos para 54 entidades, que beneficiaram, direta e indiretamente, mais de 103 mil pessoas.



54
Entidades envolvidas
103MIL
Pessoas beneficiadas

Ações Culturais


A riqueza cultural do Espírito Santo se manifesta nos costumes, nos hábitos, no folclore, na dança, na música, nas artes plásticas, na criatividade e na miscigenação racial. De maneira formal ou informal, individual ou coletiva, a ação do Instituto Sincades em seis anos viabilizou, deu visibilidade e valorizou o que temos de melhor. O jeito capixaba de ser, fazer e acontecer.

39 Exposições

Exposição


Mais de 387 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, do Espírito Santo, do Brasil e do exterior, visitaram 39 exposições de arte em museus e centros culturais, especialmente no Palácio Anchieta e uma no Congresso Nacional, em Brasília. Os acervos incluíram dezenas de artistas capixabas e grandes nomes da pintura e escultura mundial.

Patrimônio Cultural


Em seis anos de atividades, o Instituto Sincades realizou a restauração total ou parcial de oito imóveis históricos, como museus, teatros, Igrejas, sede de Governo, espaços de memória e esculturas.

Além disso, foram realizados quatro eventos de formação, capacitação e formulação de políticas públicas que envolveram, direta e indiretamente, 2.305 pessoas, dezenas de especialistas, agentes públicos e privados e instituições culturais, inclusive do exterior.

6 Imóveis em processo de restauração
2.305 Pessoas
capacitadas

Eventos e Espetáculos

Concertos, festivais de música, festas populares, folclóricas e comemorativas, musicais infantis, em um total de 35 eventos envolveram mais de 348 mil pessoas em todo o Estado do Espírito Santo.

35
Eventos
348mil
Espectadores
20mil
Livros doados
Publicação de
107
Livros
262
Exemplares

Literatura

Mais de 20 mil livros foram doados para projetos que ampliaram e renovaram o acervo à disposição de toda a população, com destaque para a Biblioteca Transcol, Biblioteca Móvel e Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades.

Paralelo a isso, autores capixabas tiveram a oportunidade de publicar 107 títulos, com mais de 262 mil exemplares.

33
Eventos
120mil
Pessoas envolvidas

Formação e difusão


Debates, colóquios, festivais, fóruns, oficinas, encontros totalizaram 33 eventos, que mobilizaram diretamente mais de 129 mil pessoas, oportunizando o aperfeiçoamento, a formação e o compartilhamento de informações culturais entre os agentes públicos, privados e a sociedade capixaba.


16
Eventos
112mil
Participantes

Audiovisual


A sétima arte recebeu amplo apoio do Instituto Sincades para a produção de nove filmes e documentários e a realização de 16 eventos, entre mostras e festivais, com a participação direta de mais de 112 mil pessoas. .

36
Eventos
220mil
Espectadores

Música

Concertos clássicos e populares com bandas, artistas e orquestras, algumas inclusive internacionais, se apresentaram em um total de 36 eventos e levaram mais de 220mil espectadores a teatros, parques e Igrejas em todo o Estado.

Doação


Objetos de arte, acervo de pintura, instrumentos musicais e equipamentos foram adquiridos pelo Instituto e doados para diversas instituições culturais e projetos de políticas públicas, como dois veículos adaptados para o projeto Biblioteca Móvel.

alt Mais de
8,5mil
Beneficiados

Apoio


Diversas iniciativas da sociedade civil e do Governo receberam o apoio do Instituto Sincades, principalmente aqueles em que a inclusão sociocultural figurou como principal objetivo. Firmou-se, assim, com dezenas de instituições, uma ampla e positiva rede de solidariedade e apoio mútuo, beneficiando mais de 8,5 mil pessoas.


14
Eventos
15mil
Espectadores
alt
11
Bailarinos no exterior

Dança


Eventos de dança, inclusive internacionais, dos mais diversos estilos, receberam o apoio total ou parcial do Instituto Sincades. Quase 15 mil pessoas assistiram centenas de dançarinos e bailarinos, que mostraram seu talento em 14 eventos.

Dois grupos do Espírito Santo viajaram para a Europa e para os Estados Unidos para mostrar a dança e a cultura do Espírito Santo.

Outros onze jovens bailarinos foram para a Rússia e para os Estados Unidos aperfeiçoar as técnicas e o conhecimento na arte do ballet.

Folclore

Festas populares, encontros, festivais, fóruns e debates valorizaram e deram visibilidade à diversidade cultural do Espírito Santo. Envolveram, diretamente, mais de 26 mil participantes, incluindo palestrantes nacionais e internacionais, mestres populares, folcloristas, entre outros.

26mil
Participantes
46mil
Espectadores

Teatro


O Instituto Sincades realizou e apoiou oito eventos, entre peças e festivais, que levaram aos teatros capixabas mais de 46 mil espectadores. Dezenas de peças locais e nacionais reuniram dezenas de artistas nos palcos capixabas.

Mais de
26mil
Envolvidos
Mais de
300
Empresas

Conviver


As empresas mantenedoras do Instituto Sincades e aquelas filiadas ao Sincades contam com a parceria das duas instituições representativas do segmento atacadista e distribuidor capixaba para a melhoria da qualidade da sua gestão, da competitividade e bem estar de seus colaboradores e familiares. O Programa Conviver realiza anualmente dezenas de atividades, que beneficiam todo o segmento e a sua cadeia produtiva. Uma ação que resulta em aumento no número de empregos, impostos e tributos arrecadados e desenvolvimento para o Estado do Espírito Santo.


Mais de 26 mil empresários, colaboradores e seus familiares, vinculados ao segmento atacadista e distribuidor capixaba, participaram de atividades de formação, capacitação, lazer e integração, cultura e saúde ou receberam premiações por mérito do desenvolvimento e do exercício de responsabilidade sócio empresarial. No total, mais de 300empresas participaram dessas ações.


Relatar informações que possuem representação imaterial imensurável, em detrimento do valor econômico e financeiro que possuem não é tarefa fácil. Por isso, este relatório é tão sintético em dados, mas enorme em sua diversidade e alcance junto à sociedade civil capixaba.

A área cultural é revestida de ações cujo significado transcende aos fatos. Ao apoiarmos a realização de um evento cujo objetivo é manter uma tradição folclórica, por exemplo, consideramos a importância da perpetuação do legado deixado pelas pessoas que cultivaram a manifestação para as novas gerações. Talvez seja esta uma das formas mais eficientes e duradouras de contribuirmos para a formação da nossa identidade cultural.

Assim, as diversas áreas culturais, bem como as inúmeras iniciativas de inclusão socioculturais apoiadas pelo Instituto Sincades contam a verdadeira história de nossa entidade. E enriquecem, sobretudo, a contribuição do segmento atacadista e distribuidor capixaba para que tenhamos uma sociedade cada vez mais igualitária e culturalmente feliz.

Boa leitura!


Idalberto Moro

Presidente do Instituto Sincades

Expediente

PRESIDENTE
Idalberto Luiz Moro

VICE PRESIDENTE
Carlos Antônio Marianelli

1º SECRETÁRIO
Antônio Marcelo ContariniBressan

2º SECRETÁRIO
Francisco Antônio dos Passos Souza

1º TESOUREIRO
Renato Vianna Maia

2º TESOUREIRO
Edson Bispo dos Santos

CONSELHO FISCAL
João Henrique FiorioChecon
Pedro Miguel Mondadori
Luiz Carlos Colombi Lessa

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL
Francisco Carlos Ferreira Soares Pikin
Ademar Pin
Cicero Gonçalves

GERENTE EXECUTIVO
Dorval Uliana

COORDENADORA DE PROGRAMAS E PROJETOS
Ivete Paganini

COORDENADORA DE PROJETOS
Lívia Caetano Brunoro

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO
Roberta Fachetti

ASSISTENTE DE PROJETOS
Bruna Casoli
Patrícia Soares Lúcio

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Roberta de Carli

FOTOS
Damon Almeida, Danilo Pacheco, Gustavo Louzada, Felipe Amarelo, Arquivo Instituto Sincades