01 a 01 de Dezembro de 2012    |    84 beneficiados    |    Apoio


Programa Portas - UFES

Levar alegria e atividades de entretenimento aos pacientes renais crônicos em tratamento no Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, em Vitória. Este é o Programa Portas, desenvolvido pelos alunos do curso de psicologia da Ufes em parceria com o Instituto SINCADES. O projeto de extensão realiza acompanhamento psicológico dos cerca de 120 pacientes beneficiados pelo programa, com idade que varia entre 4 e 80 anos.

Os estagiários trabalham na enfermaria hospitalar, durante o procedimento da hemodiálise. Para diminuir a ansiedade, eles levam várias atividades culturais, sociais e psicoterapêuticas para dentro da enfermaria. Assim, os pacientes se distraem durante o processo.

O Instituto SINCADES também apoia dois projetos desse programa, que já são desenvolvidos há 14 anos: o “Nascido das Mãos” e o “Em Uníssono”.
          
   
Nascidos das Mãos
Nesse projeto, os pacientes fazem peças de cerâmica durante o processo de hemodiálise. A atividade desenvolve aspectos emocionais por meio do manuseio da água e da argila, e aspectos sociais através de possibilidade de domínio de uma técnica de artesanato. Além disso, os pacientes utilizam apenas uma mão para confeccionar as peças, enquanto a outra fica imobilizada por causa do tratamento, o que estimula a força de vontade e a superação de limites de cada um.

Em Uníssono
Nas enfermarias, os pacientes participam de oficinas de aproximação aos conceitos do som, ritmo, melodia, harmonia e notação musical ao aprender a tocar flauta doce. Com isso, eles agregam experiências musicais variadas e têm mais disposição para o tratamento.




GALERIA DE FOTOS