22 de Março a 30 de Novembro de 2011    |    72 beneficiados    |    Formação e difusão


Editais Públicos da Secult 2011 - Funcultura

Secult lança editais de incentivo à cultura

A solenidade de lançamento dos Editais 2011 aconteceu no dia 22 de março, no Palácio Anchieta, e reuniu cerca de 500 convidados, representantes de todas as vertentes culturais, e autoridades como o governador Renato Casagrande; secretários de Estado; o vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, Claudio Vereza; gestores culturais e prefeitos de municípios de Norte a Sul do Estado.

O primeiro a falar foi o secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão: "Eu tenho aqui a oportunidade de me apresentar e selar o compromisso de nos centrar em uma gestão cultural democrática, fundada no princípio de que a cultura é um direito fundamental de cidadania. O edital público é um instrumento que precisa ser aperfeiçoado e ampliado, mas são incontestáveis a sua eficácia e a sua transparência. A sua adoção descentraliza e democratiza os recursos públicos. E esses recursos visam a contemplar a manifestação cultural em toda a sua diversidade, possibilitando que a arte e a cultura produzidas no Espírito Santo possam ser desfrutadas por todos os capixabas", ressaltou o secretário.

O governador Renato Casagrande disse que "é preciso resgatar a cultura folclórica e as atividades locais, para valorizar a nossa produção regional, e esses editais vão contemplar parte desse direcionamento da nossa gestão".

Para o governador existe a necessidade de uma maior aproximação com o Governo Federal, a fim de garantir parcerias e recursos para o fomento à cultura. Casagrande também informou que a administração estuda a construção de 20 novos espaços culturais em municípios capixabas.

Para este ano, os investimentos nas premiações serão de R$ 4.855.000,00, recursos que vão beneficiar artistas e agentes culturais, tornando a atividade cultural uma importante estratégia de desenvolvimento e inclusão social.

NOVIDADES

Em 2011, a Secult oferece três editais novos. Um contemplará projetos de promoção e valorização da diversidade cultural do Estado. Outro promoverá a itinerância de exposições de artes visuais pelos municípios do interior do Espírito Santo. Também foi criado um edital voltado para a área do audiovisual. Trata-se da concessão de bolsas de criação de roteiros de longametragem.

O edital de produção de longametragem de ficção, depois de um ano de pausa, também voltou à ativa. O projeto contemplado receberá R$ 500 mil para produzir uma obra com duração mínima de 70 minutos.

Todas as publicações já estão no Diário Oficial, e estarão, na íntegra, no site da Secult (www.secult.es.gov.br). Os editais são financiados pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - Funcultura (Lei Complementar nº 458 de 21/10/2008), mecanismo público de incentivo à atividade cultural.

Assim como no ano passado, a Secult promoverá encontros de capacitação para esclarecer os trâmites legais e fornecer as informações necessárias para o correto preenchimento dos formulários.

Além disso, a equipe do Funcultura se empenhou para facilitar os procedimentos burocráticos do processo de inscrição, com o objetivo de dinamizar o trabalho e levar os benefícios do montante de recursos para uma maior quantidade de pessoas.

Para saber mais detalhes sobre cada edital acesse
 http://www.secult.es.gov.br/?id=/noticias/materia.php&cd_matia=2910.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim