19 de Fevereiro a 30 de Junho de 2011    |    2144 beneficiados    |    Exposições


URU-KU – Uma exposição sobre cheiros e memórias

Exposição da artista plástica Josely Carvalho estreia no próximo dia 19 e convida o público para despertar o olfato

A Galeria de Arte Casarão, no município de Viana (ES), abre as portas no sábado, 19 de fevereiro, de 10h às 14h, para a abertura da exposição URU-KU as disciplinas esquecidas, da renomada artista plástica Josely Carvalho. Sua obra transita entre o virtual e o tempo real, por meio de instalações que fazem uso de escultura, gravura, poesia, vídeo, som, livro-arte, fotografia, olfato e web. A mostra vai até 30 de junho de 2011 e a entrada é franca.

O trabalho, que será exposto, é resultado da segunda edição do Programa de Residência Artística, projeto que se realiza a partir de um convite a um (a) artista, nacional ou estrangeiro (a), para residir no município de Viana durante um período, trocando experiências de caráter artístico com os moradores e personagens locais, como forma de investigar e identificar o patrimônio artístico da cidade. A artista desta edição, Josely Carvalho, paulistana que vive entre Nova York e Rio de Janeiro, fez de Viana o seu ateliê, estreitando o diálogo entre a comunidade de Araçatiba, os jovens do bairro Marcílio de Noronha e a arte. Por meio de vivências, workshops e oficinas narrativas, orientados por ela, com a coordenação pedagógica de Célia Ribeiro.

Mas, que arte cabe numa cidade? Que cheiros guardam a memória de uma cidade? Foram esses os questionamentos que Josely trouxe na sua bagagem, desde novembro de 2010, para o município de Viana, que tornou-se sua residência e laboratório.

A exposição ocupa os dois andares da galeria. No primeiro piso será projetado um vídeo produzido no "Diário de Campo" e duas instalações de arte/olfativa intituladas "Livro dos Cheiros" e "Vidro-de-Cheiro". No segundo piso, estará a vídeo/instalação cujo título dá nome à exposição: URU-KU as disciplinas esquecidas construída por galhos imersos em urucum e projeção do vídeo Não posso cheirá-lo.