12 de Agosto a 13 de Novembro de 2011    |    9000 beneficiados    |    Exposições


Exposição “O Louvre e seus visitantes”

Em mais uma parceria da Secult com o Instituto Sincades, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) abriu no dia 11 de agosto a exposição “O Louvre e seus visitantes”, que reúne trabalhos do grande nome da fotografia brasileira Alécio de Andrade (Rio de Janeiro 1938 – Paris 2003). A mostra é uma parceria do Maes com o Instituto Moreira Salles (IMS). A entrada é franca.

A exposição apresenta 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Desses passeios, Alécio deixou 12 mil imagens. Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores.

“O Louvre e seus visitantes” foi apresentada pela primeira vez, no Ano da França no Brasil, em 2009, pelo Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

No momento, essa mostra está em cartaz na Casa da América, em Madrid, no âmbito do PhotoEspaña. Assim, a mostra estará simultaneamente aberta em Madrid quando for inaugurada em Vitória.

Sobre Alécio de Andrade
Além de fotógrafo, Alécio de Andrade era também poeta, pianista e amigo de escritores e músicos do mundo todo. Seus primeiros poemas foram premiados na "Primeira Semana de Arte Contemporânea da Universidade Católica do Rio de Janeiro”, que teve como jurados membros como Vinícius de Moraes e Cecília Meireles. Carlos Drummond de Andrade – com quem Alécio mantinha uma relação de amizade – escreveu que “sua criação constitui um poderoso, delicado e inesquecível comentário lírico do mundo”.

O trabalho de Alécio foi fortemente influenciado pelos fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau e entre 1970 e 1976 foi membro associado da Magnum-Photos, uma das mais conceituadas agências de fotojornalismo do mundo.