01 de Março a 18 de Maio de 2009 |
nenhum beneficiado
|
Patrimônio Cultural
Restauração do Theatro Carlos Gomes
O Theatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. Localizado no Centro de Vitória, já recebeu em seu palco grandes nomes como Bibi Ferreira, Paulo Autran e Fernanda Montenegro e continua como um dos espaços mais nobres do cenário cultural do estado.
O Theatro já passou por inúmeras reformas e restaurações ao longo da sua história e agora terá restauradas as pinturas do artista Homero Massena e dos adornos que compõem painel do artista e que ficam no teto do teatro.
Serão investidos, ao todo, mais de R$ 200 mil neste trabalho que levará cerca de 90 dias, com previsão de conclusão para o mês de março. O restauro será feito com a remoção dos painéis de pintura do teto do teatro, higienização das pinturas e reintegração da cromática pontual, com pigmentos especialmente desenvolvidos para restauração. A remontagem dos painéis no forro do teatro será feita com fixação de parafusos compostos por materiais que não oxidam.
“A recuperação das telas é importante porque além de dar a elas os tons originais, contribuirá para a preservação deste importante patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo”, ressalta a subsecretária de Estado da Cultura, Ana Saiter.
Quem foi Homero Massena?
Nascido em Barbacena, Minas Gerais, em 1885, chegou aos seis meses de idade ao Espírito Santo. Depois de conhecer diversas partes do mundo, escolheu o bairro da Prainha, em Vila Velha para morar, onde viveu por 26 anos, até sua morte, em 1974. É considerado um dos mais importantes pintores que atuaram em terras capixabas, tendo se destacado por retratar a natureza desta parte do Brasil.
Homero Massena fez sua última exposição em 1968. Não havia nenhuma galeria no Espírito Santo e ela aconteceu na entrada do Carlos Gomes, que estava caindo aos pedaços. Uma reforma completa foi iniciada logo após e Massena foi convidado para pintar o teto.