NOTICIAS


Publicado em 08/10/15 - Atualizado em 09/10/15


A Magia de Miró: Idosas de Viana visitam pela primeira vez uma exposição internacional

Visita promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Verde, em Viana, levou um grupo de 20 mulheres para ver de perto a exposição “A Magia de Miró”.

Da infância à terceira idade. Os traços coloridos do pintor mundialmente conhecido, Joan Miró, tem despertado o interesse e a criatividade de capixabas de todas as idades desde a abertura da exposição “A Magia de Miró”, no Palácio Anchieta, em Vitória. Prova disso foi o encantamento presente nos olhos de 20 idosas, que visitaram a mostra nesta quarta-feira (07), por meio de um projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Verde, em Viana.  

A psicóloga responsável pelo projeto, Niáscara Oliveira Cerqueira, explicou que a visita faz parte de uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. “O grupo já havia feito uma visita a uma galeria de arte, em Viana, na semana passada, mas a ida ao Palácio Anchieta foi um marco para elas. Foi a primeira vez que elas tiveram a oportunidade de ver uma exposição de grande porte, com obras feitas por um artista mundialmente conhecido como Miró. Elas voltaram maravilhadas com as pinturas e também com a arquitetura do Palácio”, contou a psicóloga. 

De acordo com a Niáscara, o que mais chamou a atenção das vinte mulheres foi o fato de Miró ter pintado até os últimos anos de sua vida, inclusive depois dos 80 anos de idade. “A mensagem que ficou para elas é de que, se ele pode continuar ativo e produzindo sua arte na terceira idade, elas também podem. Isso é um estímulo muito importante para mulheres que, até então, não acreditavam que ainda podiam criar e tentar algo novo por causa da idade”, disse Niáscara Oliveira. 

A Magia de Miró

Com entrada gratuita, a exposição “A Magia de Miró” é composta por 69 obras do pintor, além de fotografias que mostram um pouco da vida do artista pelas lentes de Alfredo Melgar. A mostra, que é uma realização do Instituto Sincades, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), permanece aberta ao público até o dia 15 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Serviço
Exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”
Visitação: até 15 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade alta, Centro de Vitória
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Agendamentos pelos telefones (27) 3636-1032 / (27) 3636-1048 ou pelo do e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992