NOTICIAS


Publicado em 06/10/15 - Atualizado em 06/10/15


Biblioteca Estante Livre chega a aldeias indígenas de Aracruz

Duas aldeias guarani e tupiniquim receberão estantes do projeto.

Aracruz é o único município do Espírito Santo que possui índios aldeados, de duas etnias diferentes: os Guaranis e Tupinikins. De acordo com dados da Prefeitura de Aracruz, existem atualmente nove tribos indígenas, sendo quatro guaranis e cinco tupiniquins. A aldeia Guarani Três Palmeiras será a primeira a ser beneficiada pelo projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades. Localizada no Distrito de Santa Cruz, na Rodovia ES-010, a aldeia herdou a linguagem e os costumes de seus antepassados Guaranis e sobrevive da caça, da lavoura e da venda de artesanatos. A aldeia receberá oficinas e atividades nos dias 13 e 14 de outubro e a implantação da Biblioteca será no dia 15 de outubro.

Na semana seguinte, a aldeia Tupinikim Comboios receberá a estante do projeto. Localizada no Distrito do Riacho, a 38 km da Sede de Aracruz, com uma área com solos arenosos, cobertos de vegetação de restinga, roças de mandioca e pastagem. Situa-se no limite sul da Reserva Biológica. A comunidade possui posto de saúde, escola municipal, uma igreja católica e um posto da Fundação Nacional do Índio (Funai). A subsistência é obtida da pesca no rio Comboios e no mar, dos plantios da mandioca, da pequena criação de gado, do artesanato e, mais recentemente, do cultivo de feijão em uma área de 96 hectares distante da área principal. A implantação será realizada no dia 22 de outubro, mas as atividades e oficinas terão início no dia 20. No total, o projeto já viabilizou a implantação de nove estantes, em comunidades de norte a sul do Estado.

O projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades visa disseminar a literatura e a cultura em pequenas comunidades de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. As estantes são instaladas nas comunidades e permanecem abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, e os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura. Ao todo, são disponibilizadas mais de 300 obras de diferentes gêneros literários em cada estante.

O projeto Biblioteca Estante Livre é idealizado pela produtora Lab.Muy - Arte y Cultura Digital e é uma realização do Instituto Sincades. A estante que se integra ao ambiente local é capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.

SERVIÇO

Lançamento do projeto "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades", na aldeia Guarani Três Palmeiras
Data: 15 de outubro
Horário: 7 horas
Local: Aldeia Guarani Três Palmeiras, localizada no Distrito de Santa Cruz, na Rodovia ES-010.

Lançamento do projeto "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades", na aldeia Tupinikim Comboios
Data: 22 de outubro
Local: Aldeia Tupinikim Comboios, localizada no Distrito do Riacho, a 38 km de distância da Sede de Aracruz.

Mais informações:
www.bibliotecaestantelivre.com.br
facebook.com/bibliotecaestantelivre



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992