NOTICIAS


Publicado em 24/09/15 - Atualizado em 05/10/15


Mucane inaugura Biblioteca com mais de 600 títulos sobre movimentos negros

A Biblioteca do Mucane é composta por mais de 600 livros, sendo 311 títulos doados pelo Instituto Sincades.

Um novo espaço para aumentar a visibilidade da cultura dos negros e ressaltar a importância e a influência dos povos no desenvolvimento do Brasil foi inaugurado nesta quarta-feira (23), no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane). A Biblioteca do Mucane, oficialmente chamada de Biblioteca Joaquim Beato, é composta por mais de 600 livros, sendo 311 títulos doados pelo Instituto Sincades. As obras tratam de racismo, religiões de origem africana e literatura contemporânea.

No espaço da Biblioteca também serão realizadas atividades educacionais que destacam as africanidades brasileiras e suas relações étnico-raciais. Com a participação democrática da população, o nome da biblioteca foi escolhido por meio de uma enquete. Dentre as opções, quatro figuras que são ícones do movimento negro no Espírito Santo: Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, Nice Nascimento Avanza, Professor Cléber Maciel e o mais votado, Joaquim Beato.

Há sete anos apoiando ações voltadas para a Cultura, incluindo a Literatura, o Instituto Sincades já auxiliou na publicação de 110 obras de autores capixabas. Somente este ano, o foi lançado livro em formato de songbook com partituras e biografia do violonista capixaba Maurício de Oliveira, uma obra sobre a vida e a carreira de Gilbert Chaudanne, artista francês radicado no Espírito Santo há 30 anos, e uma coletânea sobre a história da Justiça no Estado, que retrata da herança do direito português até a Era da cidadania. Além disso, o Instituto Sincades ainda participou da II Feira Literária Capixaba (Flica), como apoio cultural, e vem implantando bibliotecas em comunidades do interior do Estado, por meio do projeto Biblioteca Estante Livre.

 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992