NOTICIAS


Publicado em 24/09/15 - Atualizado em 25/09/15


Tesouros, mitos e mistérios das Américas estão expostos no Shopping Vitória

A mostra conta com a parceria do Instituto Sincades e está aberta o público até o dia 25 de outubro.

Milhares de anos de história da civilização americana e que antecedem, inclusive, o nascimento de Cristo, estão sendo recontados na exposição “Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas”, na Praça Central e Lounge Riachuelo do Shopping Vitória. A mostra conta com a parceria do Instituto Sincades e está aberta o público até o dia 25 de outubro.

Quem for ao centro de compras poderá conferir uma série de artefatos que remontam os caminhos, as descobertas e a evolução do homem nas Américas, por meio de estudos sob a ótica da arqueologia, da história da arte, da linguística e até mesmo da astrologia com versões próprias sobre a vida na América Antiga.

A mostra vai proporcionar ao visitante uma imersão ao passado para entender a formação da identidade dos primeiros seres humanos originários da Sibéria Oriental que chegaram na América do Norte após atravessarem, há cerca de 12.000 a.C, um estreito de terra agora submerso pela elevação dos mares.

Entre os destaques da exposição estão as obras de arte que expressaram as crenças e conhecimentos dessas grandes civilizações a partir de 3.000 a.C, como o povo Maia, que viveu nas planíceis do sudeste do México. Conhecidos como “Senhores do Tempo”, é deles a obra do “Calendário Maya Haab”.

Outro artefato a ser exposto é a “Pirâmide de Chichén Itzá”. Trata-se de uma réplica de um dos centros urbanos, com comércio e realização de cerimônias mais importantes da civilização Maia, na Península de Yucatán. Ela possui 24 metros de altura, com quatro faces, cada uma com 55,5 metros de largura na base.

As sofisticadas artes em ouro desenvolvidas pelas distintas sociedades indígenas da Colômbia também poderão ser vistas na exposição. São pulseiras, cocares, colares, brincos, peitorais e todos os tipos de adornos para o corpo. Além disso, há figuras humanas e animais, de significado mágico e religioso. De acordo com a história, as peças foram confeccionadas com diferentes técnica, ligas e estilos,  dependendo do período e da região produtora. Foram utilizadas como bens comerciais ou como oferenda para os mortos e os deuses.

SERVIÇO:
Exposição Tesouros, Mitos E Mistérios Das Américas
Onde: Shopping Vitória
Quando: de 22/09 a 25/10
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados: das 11h às 21h
Entrada: franca



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992