NOTICIAS


Publicado em 23/09/15 - Atualizado em 23/09/15


Exposição “A Magia de Miró” é aberta ao público em Vitória

Mais de 450 pessoas estiveram na abertura oficial da mostra, que permanece no Estado até o dia 15 de novembro.

Depois de ser sucesso de visitações em todas as outras sete capitais por onde a exposição passou, agora é a vez dos capixabas terem a oportunidade de conhecer um pouco mais dos traços marcantes do mundialmente conhecido artista catalão Joan Miró, por meio da mostra “A Magia de Miró”. A abertura da exposição ocorreu na noite desta terça-feira (22), durante evento oficial realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, onde a mostra permanece até o dia 15 de novembro, quando retorna a Madrid, na Espanha.

O evento de abertura da exposição contou com a presença do governador Paulo Hartung e dona Cristina, dos secretários de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcelos, da Educação, Haroldo Correa Rocha, do presidente do instituto Sincades, Idalberto Moro, da produtora da mostra, Denise Carvalho, entre outros, além das mais de 460 pessoas que foram conhecer as obras do pintor surrealista.

“Temos grandes motivos para comemorar. O primeiro é a vinda das obras deste grande artista ao Estado, uma parceria com o Instituto Sincades. Miró é um libertare, um surrealista, e um artista de linguagem transversal, que passa por diversas linguagens, juntos a tantos outros artistas que lutaram pela liberdade. Muito mais do que pintar quadros, eles expressavam o desejo de liberdade. Então, é muito consistente a mostra ser realizada nesse espaço que expressa a transparência. Miró e o Espaço Cultural do Palácio Anchieta têm tudo a ver”, destacou o secretário João Gualberto de Vasconcelos.

A mostra

A exposição “A Magia de Miró” já foi vista por mais de 60 mil pessoas em suas passagens pelos outros estados. Com entrada gratuita, a mostra é composta por 69 obras do pintor, além de fotografias que mostram um pouco da vida de Miró pelas lentes de Alfredo Melgar.

“A mostra chega a Vitória revelando um aspecto intimista e experimental de Miró. O curador e dono dessa mostra, Alfredo Melgar, fez a curadoria baseada na história pessoal com Miró. Então, são obras escolhidas com grande afeto, sendo 69 originais, de primeira linha. Espero que os capixabas aproveitem a exposição”, disse a produtora executiva da mostra, Denise Carvalho.

A vinda da exposição “A magia de Miró” para Vitória é uma realização do Instituto Sincades, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil. A Zingara Comunicação, Marketing e Produções é a responsável pela produção da mostra na capital capixaba, enquanto a Villamonte responde pela curadoria das obras expostas.

SERVIÇO:
Exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”
Visitação: de 22 de setembro a 15 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade alta, Centro de Vitória
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Agendamentos pelos telefones (27) 3636-1032 / (27) 3636-1048 ou pelo e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992