NOTICIAS


Publicado em 16/09/15 - Atualizado em 16/09/15


Vitória recebe pela primeira vez exposição A magia de Miró

Depois de passar por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, a mostra chega ao Palácio Anchieta, em Vitória, no dia 22 de setembro.

A cidade de Vitória vai ficar mais colorida com os traços marcantes que são os destaques da exposição ‘A Magia de Miró’, assinada pelo artista catalão mundialmente conhecido, Joan Miró. A mostra será aberta à visitação no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, a partir do dia 22 de setembro, quando os capixabas vão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais do ícone do surrealismo. A mostra vai até o dia 15 de novembro, quando retorna a Madrid, na Espanha.

Vitória será a oitava capital brasileira a receber a mostra, que foi vista por mais de 60 mil pessoas em sua passagem pelos outros estados. Com entrada gratuita, exposição é composta de 69 obras do pintor, além de fotografias que mostram um pouco da vida de Miró pelas lentes de Alfredo Melgar.

As ilustrações de ‘A Magia de Miró’ correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.

Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida. Já nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, fotógrafo em Paris, responsável pela curadoria da exposição e amigo de Miró, o pintor aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.

“Essa é uma oportunidade ímpar de termos acesso ao trabalho de um dos nomes mais importantes da arte no século XX. Certamente terá recorde de público, até porque o capixaba é um grande admirador das artes. Prova disso, foi o grande número visitantes nas exposições que anteriormente foram sediadas no Palácio Anchieta, mostrando a capacidade que tem os capixabas de apreciarem os grandes mestres”, declara o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.

A vinda da exposição ‘A Magia de Miró’ para Vitória é uma realização do Instituto Sincades em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil. A Zingara Comunicação, Marketing e Produções é a responsável pela produção da mostra na capital capixaba, enquanto a Villamonte responde pela curadoria das obras expostas.

Sobre Miró

Nascido em Barcelona, na Espanha, em abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antoni Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza em um sentido poético e transcendental, revelando os aspectos em comum com dadaístas e surrealistas e sendo influenciado, principalmente, pelo pintor e poeta Paul Klee. Miró faleceu em 25 de dezembro de 1983, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Sobre Alfredo Melgar

Alfredo Melgar Alexandre nasceu em Madrid, em 1944. Foi médico e professor da Cruz Vermelha, atuou como voluntário nos campos de refugiados do Oriente Médio e viajou pela América, África, Ásia e Europa trabalhando, alternadamente, como médico e fotógrafo. De volta à Espanha, em 1980, fundou a editora e galeria de arte Alfredo Melgar, produzindo portfólios de pintura, música e poesia. Hoje, Melgar vive em Madrid realizando trabalhos de edição, produção e direção de exposições e eventos culturais.

Serviço
Exposição ‘A Magia de Miró, desenhos e gravuras’
Visitação: de 22 de setembro a 15 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade alta, Centro de Vitória
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Agendamentos pelos telefones (27) 3636-1032 / (27) 3636-1048 ou pelo do e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Instituto Sincades
E-mail: comunicacao@institutosincades.org.br
Telefones: (27) 3325-3992