O local foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de seu filho, o cronista e escritor Rubem Braga.
A Casa dos Braga, ponto turístico de Cachoeiro de Itapemirim, onde viveu o cronista nacionalmente conhecido, Rubem Braga, vai ser restaurada e funcionará como espaço cultural, sediando exposições, além de abrigar o acervo da Família Braga, composto por documentos diversos, imagens, livros, obras de arte e mobiliários do princípio do século XX, doados pela família. A Ordem de Serviço para a obra foi assinada nesta quinta-feira (11).
A obra de restauro do espaço, que foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de seu filho, Rubem Braga, reconhecido cronista e autor de vários livros, de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça, será realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto Sincades. O prazo previsto para execução das obras é de sete meses.
O imóvel será restaurado atendendo às normas de acessibilidade, inclusive com projeto de sinalização conforme prevê a lei e a norma da ABNT NBR 9050. Receberá melhorias no piso, iluminação, paisagismo e na rede elétrica. A Casa dos Braga é um bem tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) por meio da Resolução CEC nº 002/2011 e inscrição no Livro de Tombo Histórico sob o nº 196, às folhas 31v e 32.